Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

New York Times

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Anexação da Crimeia divide artistas

Por NEIL MacFARQUHAR

KOKTEBEL, Crimeia - Nos tempos soviéticos, quando artistas aprovados pelo governo recebiam um estipêndio para passar o verão em Koktebel, na costa sul da Crimeia, uma placa metálica erguida ao lado da praia dizia em letras garrafais: "Silêncio! Escritores trabalhando!".

Neste verão, o barulho maior está sendo feito pelos próprios artistas, depois de eles se dividirem em duas facções opostas. Alguns frequentadores regulares optaram por evitar o lugar por completo.

"A situação é tensa", comentou Serguei Tsigal, 64 anos.

O problema começou com a anexação da Crimeia por Moscou, em março. Desde então, os artistas vêm discutindo se a coisa moralmente certa a fazer neste verão seria deixar de ir a Koktebel. Embora reflita os fatos atuais, a disputa tem suas raízes na história da cidade. Max Voloshin, poeta e pintor alegre e que gostava de tomar banho de mar nu e defender a tolerância, fundou o oásis criativo cerca de cem anos atrás.

Embora não fosse exatamente livre das restrições soviéticas, Koktebel proporcionava a artistas uma possibilidade de fuga a um lugar mais aberto, fora do tempo. Neste verão, contudo, o mundo não deixou de estar presente.

"As pessoas se dividiram em dois lados, pró-Crimeia russa e anti-Crimeia russa", contou Natasha Arendt, 55 anos.

As escaramuças começaram muito antes do verão, espalhando-se por páginas do Facebook, por meio do qual moradores sazonais se mantêm conectados.

O slogan inspirado no Kremlin para a tomada da Crimeia era "Krim nash!", ou "a Crimeia é nossa". Quando alguns artistas que advogavam um boicote descobriram que outros planejavam ir à cidade mesmo assim, começaram a lançar comentários críticos como "Krim vash!", ou "A Crimeia é de vocês", e "vão para a sua Crimeia!".

Uma ex-amiga da atriz Marietta Tsigal, 30 anos, lhe disse no Facebook: "Se você for para lá, estará apoiando Putin".

Marietta procurou manter distância da disputa. Mas seu pai, Serguei, não tem os mesmos escrúpulos. Ele anuncia sua posição de maneira sutil: passeia pela cidade de camiseta amarela e bermuda azul-cobalto, as cores da bandeira ucraniana. "Quero fazer parte do mundo civilizado", ele disse.

Natalya Turkiya, 70 anos, conversa com as pessoas diante da pequena galeria da qual é proprietária. "A Rússia salvou a Crimeia!", ela declara, observando que sua opinião é a da maioria em Koktebel, mesmo porque a maioria dos adversários da anexação manteve distância da cidade neste verão.

Logo adiante, o físico nuclear Igor Sheptovetski, 51, que se aposentou cedo e abriu um pequeno hotel em Koktebel, concorda com ela. "O que aconteceu na Crimeia é um milagre", opina. "Sem a Rússia, a mesma violência que está ocorrendo no leste da Ucrania poderia ter acontecido aqui."

Moradores de longa data acham a guerra civil local especialmente desagradável porque destoa do espírito libertário de Voloshin, que se radicou na cidade em 1917, abrigando pessoas dos dois lados durante a revolução.

As gerações que descenderam dos amigos de Voloshin ficaram horrorizadas com as mudanças advindas após a queda da União Soviética, em 1991. Durante o governo ucraniano, um parque, um vinhedo e uma quadra de tênis pública desapareceram, dando lugar a construções novas. A praia antes serena hoje é repleta de bares e lojas de suvenires.

Com o setor turístico em queda, o verão deste ano lembra aos moradores como a cidade era tranquila antigamente. "Nos anos 1950 havia poucas pessoas aqui", contou Serguei Tsigal. "É por isso que estou gostando tanto deste verão."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página