Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ensaio - Ben Ratliff

Aos 50, bandas compartilham mais que a idade

Em 1962, quatro bandas muito diferentes -de quatro países diversos- chegaram aos palcos. E quando The Beach Boys, El Gran Combo, The Rolling Stones e The Chieftains completam 50 anos não podemos tentar vê-los como fenômenos singulares. As bandas estão interconectadas.

Todas são símbolos, senão de uma cultura, no caso de El Gran Combo de Porto Rico e dos Chieftains da Irlanda, ao menos de um som ou de um estado de espírito.

Tiveram de negociar mudanças de estilo sem abandonar as plateias que mais as valorizam.

E todas trabalharam com autenticidade e, ocasionalmente, com seu oposto -seja a imitação de música country ("Far Away Eyes", dos Rolling Stones), o surrealismo indulgente (partes de "Smile", dos Beach Boys), o pop americano com sotaque porto-riquenho e ritmo boogaloo ("Goin' Out of My Head", de El Gran Combo), ou cruzamentos como "Long Black Veil", dos Chieftains (1995), que inclui um jam com os Stones em "The Rocky Road to Dublin".

Os Beach Boys estudaram como referência as harmonias do quarteto americano The Four Freshmen -assim como El Gran Combo estudou o estilo cubano.

Em comum, as duas bandas celebravam as mulheres ou sua terra natal. E, às vezes, as duas coisas ao mesmo tempo: os Beach Boys cantaram"California Girls" e o El Gran Combo lançou "Mujer Boricua".

Os Beach Boys, assim como as outras, não foram necessariamente pioneiros em nada. No que diz respeito à música de surf, Dick Dale lançou "Let's Go Trippin" cerca de seis meses antes de "Surfin' Safari". Mas esta fez sucesso nacional.

Eventualmente, o compositor líder do grupo, Brian Wilson, misturou sons dos Everly Brothers, Chuck Berry e The Four Freshmen em um mundo sonoro elegante, interior, obcecado por harmonias em "Pet Sounds".

El Gran Combo foi formado por membros do Cortijo y Su Combo (que terminou após uma batida policial por drogas entre os membros da banda ter virado um escândalo internacional).

A banda havia ajudado a romper o racismo institucional na ilha; com o pianista Rafael Ithier, El Gran Combo seguiu a mesma fórmula e se expandiu.

The Rolling Stones, com Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones, inspiraram-se em cantores e em bandas negras americanas como Bo Diddley, com sua mistura de blues e ritmo das Antilhas.

Diferentemente dos outros, os Chieftains, liderados por Paddy Moloney, não cantavam e não tinham sex appeal; eles tocavam sentados e usavam um tambor de estrutura simples, em vez de terem uma bateria.

Como os Stones, eles estudaram suas fontes; mas queriam se afastar da música irlandesa tradicional e fazer um som mais enxuto e preciso, menos ruidoso.

Com partes tocadas em uníssono em violinos e flautas, sua música tem uma distante analogia afro-caribenha com a orquestra de charanga cubana.

Os Beach Boys -resumidos a um membro original, Mike Love, o cantor principal- acabam de se juntar aos músicos Brian Wilson e Al Jardine.

Eles tiveram trabalho constante ao longo dos anos em apresentações em vinícolas, em cassinos e lugares semelhantes, mas hoje seu grande álbum perdido "Smile" pode ser considerado um dos maiores discos pop jamais feitos.

Sua influência se propaga em direções estranhas; seus discos mais experimentais ficam sob a maluquice conceitual de grandes melodias da banda de indie-rock Animal Collective, e daí é um pequeno salto para o pop de estádio como "Mylo Xyloto", do Coldplay. Eles vão começar uma turnê em abril no New Orleans Jazz & Heritage Festival e gravar material novo para este ano.

El Gran Combo, com dois membros originais, se apresentou mais de 260 vezes no ano passado e nunca parou de gravar.

Quatro de seus álbuns chegaram ao primeiro lugar na parada Billboard Tropical Album, na última década. A partir de maio, a banda entrará em turnê. Seus discos, como "Sin Salsa No Hay Paraiso", de 2009, ainda são tidos como excelentes.

Do mesmo modo, The Chieftains se mantiveram vivos através da constante disponibilidade para trilhas sonoras de filmes e para intermináveis colaborações. Seu novo disco, que inclui convidados como The Carolina Chocolate Drops e The Decemberists, sai no próximo dia 21.

Eles vão fazer um giro pelos Estados Unidos em fevereiro e em março deste ano.

O último álbum dos Stones, "A Bigger Bang", de 2005, vendeu um milhão de cópias sem um único hit, e sua última série de shows, em 2005 e em 2007, foi a turnê de segundo maior faturamento do gênero, com mais de 4,5 milhões de ingressos vendidos.

Enquanto isso, gravações inéditas de estúdio e de apresentações ao vivo continuam rolando, inclusive a recente reedição de "Some Girls", de 1978.

Isto é a definição de uma banda de 50 anos: produzindo novo material a partir do presente e do passado ao mesmo tempo, material colaborativo e flexível; um poço de história e uma lousa em branco para representar os ideais vivos da cultura.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.