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Reavaliando o valor das promoções on-line

Por DOUGLAS QUENQUA

Quanto vale um cupom de US$ 150? Para Matt Sumell, acabou custando um relacionamento e um pouco do orgulho.

Em janeiro de 2011, Sumell comprou no site de promoções LivingSocial um pernoite em um hotel romântico por US$ 150 (economia de uns 50%). Planejava usá-lo com sua namorada, só que o relacionamento acabou.

Mas Sumell, ficcionista e escritor de inglês em Los Angeles, não é de jogar dinheiro fora.

Então 11 meses depois, às vésperas de o cupom expirar, ele deixou o bom senso de lado e convidou uma moça com quem começara a sair um mês antes.

"Eu falei para ela: 'Vamos lá, vamos dar um passeio, vai ser ótimo'."

Não foi.

"O hotel era em frente a um Hooters [restaurante famoso pelas garçonetes decotadas], e era na semana dos motociclistas", explicou.

Segundo ele, isso significava que o hotel estava tomado por motos rosnando e homens de meia-idade usando roupas apertadas de couro.

Ambiente à parte, o pernoite pareceu apressado e desconfortável. "A coisa toda foi bem esquisita", disse ele.

É assim para pessoas cujo lazer é ditado menos pela vontade própria do que pela dominação dos sites de promoções diárias.

A rápida disseminação de serviços on-line -como o Groupon, LivingSocial e Amazon Local- permitiu que milhões experimentassem restaurantes, aulas e atividades de lazer que do contrário não poderiam pagar (ou de que não tomariam conhecimento).

No entanto, eles também estão compelindo algumas dessas pessoas a gastarem tempo com coisas que elas não necessariamente queriam fazer.

Para alguns, trata-se de comer em um restaurante que a pessoa não gosta.

Para outros, é fazer aulas que prometem que "você consegue aprender salsa", a despeito de toda uma vida de provas em contrário.

Para a corretora imobiliária Karen Eddinger, de Seattle, significou se matricular em uma aula de culinária, embora ela odeie cozinhar quase com a mesma intensidade com que odeia assistir aulas. "Realmente não sei por que eu comprei isso", disse ela.

Recentemente, Eddinger levou seu neto para visitar o Museu das Crianças de Seattle pela segunda vez desde outubro, não porque ele tenha gostado, mas porque ela e o ex-marido coincidentemente compraram a mesma promoção do Groupon.

Coupons não são novidade e os consumidores há muito tempo tomam decisões erradas na intenção de poupar uns tostões.

Mas os sites de promoções são um passo além, em termos de conveniência (chegam por e-mail e são comprados com um clique), economia (desconto de 50% em estabelecimentos de luxo são comuns) e experiências (quer voar de asa-delta? Tem um Groupon para isso).

"Uma promoção às vezes parece uma coisa realmente maravilhosa, como se você tivesse enganado o sistema e conseguido uma vantagem especial", disse Dan Ariely, autor do livro "Previsivelmente Irracional", sobre como nossas percepções distorcidas da economia resultam em decisões ruins.

"Por isso, você tem uma sensação extra de realização, pela qual está disposto a pagar em termos de tempo e dinheiro."

Jamie Roo, diretora de marketing em Nova York, se viu no ano passado comendo em um restaurante do qual ela e o marido há muito tempo concluíram que não gostavam, só porque ela não havia resistido a uma promoção que viu alguns dias antes no site da Amazon. "Nós de alguma maneira nos convencemos a voltar", disse.

Como era de se esperar, a promoção não tornou a comida mais gostosa. "A moral da história é: não vão só porque é uma promoção."

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