Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Shaul Mofaz

Israelense desafia fama de direitista

Por ETHAN BRONNER

PETAH TIKVAH, Israel - Quando Shaul Mofaz assumiu no mês passado a liderança do partido oposicionista Kadima, isso foi visto como mais uma prova da guinada de Israel para a direita. Ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e ex-ministro da Defesa, Mofaz era visto por muitos como uma pálida réplica do premiê Binyamin Netanyahu e como um belicista interessado em aderir à coalizão governista do Likud.

Por isso, foi surpreendente escutar de Mofaz propostas geralmente associadas à esquerda.

Ele disse que o foco de Netanyahu no programa nuclear iraniano desviou as atenções de prioridades mais importantes, como a paz com os palestinos, o fim da construção de assentamentos na Cisjordânia e a redução das desigualdades socioeconômicas de Israel. "Deixe que o presidente Obama lide com o Irã", afirmou. "Podemos confiar nele".

"Pretendo substituir Netanyahu", disse Mofaz, 63. "Não vou aderir ao governo dele."

Para ele, "a maior ameaça ao Estado de Israel não é um Irã nuclear", e sim o risco de Israel eventualmente deixar de ser um Estado judaico, por ter tantos palestinos quanto judeus. "Por isso, é do interesse de Israel que um Estado palestino seja criado."

Mofaz disse que a aliança com Washington é o maior patrimônio estratégico de Israel e que é necessário alinhar mais a política do país com os EUA. Além disso, segundo ele, Netanyahu fala demais sobre o Irã. Se chegar o momento em que apenas um ataque puder conter o programa nuclear iraniano (e "Deus nos livre de o presidente americano decidir não atacar"), então ele promete apoiar Netanyahu nessa decisão. Mas ele não espera que isso aconteça.

As pesquisas indicam que, se as eleições fossem hoje (elas só estão previstas para o segundo semestre de 2013), Netanyahu venceria com facilidade. Mas, com Mofaz à frente do Kadima, surgiu uma discussão resumida por um artigo no jornal "Maariv", sob o título: "Não subestimem Mofaz".

Mofaz planeja transformar sua origem modesta em um trunfo num momento em que muitos se sentem alienados por líderes como o ministro da Defesa, Ehud Barak, que acabou de vender um apartamento por milhões de dólares.

Mofaz nasceu em Teerã e se mudou, aos 9 anos, com a família para o sul de Israel, onde se estabeleceram na cidade portuária de Eilat. Seu pai havia sido diretor de escola no Irã, mas sua tentativa de abrir um negócio em Eilat na década de 1950 fracassou e ele foi obrigado a buscar trabalhos de baixa qualificação. Aos 10 anos, Mofaz já trabalhava na construção.

Aos 14, seu pai o enviou a um colégio interno agrícola no norte do país. Ele se levantava às 4h para ordenhar vacas, estudava com afinco e percebeu que o caminho mais curto para fincar raízes aqui seria se tornando paraquedista. Acabou virando chefe do Estado-Maior de Israel.

As credenciais de segurança de Mofaz, junto com sua história de superação da adversidade como israelense com origens no Irã, podem lhe oferecer fortes vantagens políticas. Vai depender da sua capacidade de se conectar aos eleitores.

O parlamentar Yohanan Plesner, do Kadima, disse que não é exagero imaginar uma vitória sobre Netanyahu.

"Nossas pesquisas mostram que só precisamos capturar 4% da direita moderada para bloquear o domínio de Netanyahu", disse. "Com suas credenciais de segurança e seu foco na reconstrução das relações com os EUA, Mofaz é capaz de fazer isso. Ele pode não ter carisma, mas sabe como estabelecer um objetivo e formar uma equipe para governar."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.