Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Indústria tcheca vê promessa na nanotecnologia

Por JACY MEYER

PRAGA - A nanotecnologia é um campo jovem. Porém, desenvolve rapidamente pesquisas que exploram as estranhas propriedades físicas de partículas microscópicas -que chegam a ter o tamanho de 1/800 da espessura de um cabelo.

Durante a última década, aproximadamente, pesquisadores têm desenvolvido aplicações para a nanotecnologia em um amplo leque de campos, incluindo engenharia, eletrônica, biotecnologia, medicina, geração de energia e proteção ambiental.

Indústrias baseadas na nanotecnologia são um nicho em rápido crescimento na República Tcheca, amplamente respeitada por suas proezas técnicas. Em fevereiro, o país teve um pavilhão na Feira Internacional de Nanotecnologia em Tóquio. Dez empresas tchecas participaram.

Uma foi a Advanced Materials-JTJ, que produz materiais de revestimento fotocatalítico que incorporam partículas de dióxido de titânio conhecidos como revestimentos FN. Esses revestimentos semitransparentes e inodoros têm a capacidade incomum de purificar o ar ao seu redor. Com isso, removem vírus, bactérias, toxinas, fumaça de cigarro e outros através de um processo catalítico ativado pela luz.

Ao longo de um ano, "um metro quadrado de uma fachada pintada com FN pode limpar e descontaminar mais de 3 milhões de metros cúbicos de ar", segundo o presidente-executivo da empresa, Jan Prochazka.

Além de limpar o ar, o revestimento protege as superfícies pintadas de mofo, fungos e do lento acúmulo de depósitos de sujeira que causam erosão e desbotamento, disse Prochazka. O processo, ativado por luz ultravioleta -isto é, a luz do sol-, é ao mesmo tempo ambientalmente amistoso e de bom custo-benefício.

O governo tcheco está apoiando a nanoindústria através da participação de ministérios e universidades em programas de pesquisa e desenvolvimento na área.

Pelo menos 26 institutos da Academia de Ciências Tcheca, 37 faculdades universitárias e nove organizações de pesquisa financiadas pelo Estado conduzem pesquisas em várias áreas da nanociência, segundo a CzechInvest, a agência de desenvolvimento de empresas e investimento.

Peter Hawlan, presidente-executivo da Elmarco, fornecedora de equipamentos de produção de nanofibras em escala industrial, diz que a força tcheca no setor de nanotecnologia industrial é uma extensão lógica da herança industrial do país. "A indústria de nanotecnologia segue a indústria de maquinário, que tem uma longa tradição na República Tcheca", disse Hawlan.

Usos de nanofibras são explorados em áreas tão variadas quanto medicina, confecções, sistemas de filtragem de água e ar e baterias elétricas.

"A nano sempre esteve aqui, a diferença é que nos últimos 20 anos começamos a vê-la e hoje temos os instrumentos para utilizá-la", disse Prochazka.

"Tudo é nano e podemos usar nanopartículas para estender os limites. A nanotecnologia nos levará a outro mundo."

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.