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Mídias sociais alimentam canções de sucesso

POR BEN SISARIO

Vídeos virais de "Call Me Maybe" viram sucesso

O sucesso do alegre e sedutor "Call Me Maybe", de Carly Rae Jepsen, o hit do atual verão americano, mostra como as mídias sociais colocaram de ponta-cabeça a indústria musical.

Um ano apenas atrás, as paradas eram dominadas por nomes saídos da máquina antiga de promoção pelas rádios e as grandes gravadoras: Katy Perry, Rihanna, Adele, Maroon 5. Os maiores sucessos deste ano -"Call Me Maybe", "Somebody That I Used to Know", de Gotye, e "We Are Young", da banda Fun- começaram na obscuridade e ganharam destaque no YouTube e Twitter, antes de chegarem à mídia mainstream.

No caso de "Call Me Maybe", que foi n°1 durante nove semanas, a mais longa permanência do ano na liderança das paradas, o elemento crucial foi o YouTube. Depois de Justin Bieber e amigos dele, em fevereiro, postarem um vídeo em que cantavam a música com playback, seguiram-se centenas de vídeos de homenagem de fãs. Ao lado do vídeo da própria Carly Rae Jepsen, que já foi visto 212 milhões de vezes, versões de Katy Perry, Cookie Monster ("Share It Maybe") e da equipe olímpica de natação dos Estados Unidos converteram a canção num tema audiovisual onipresente.

Uma versão chegou a levar a canção à atenção do presidente Obama. Em entrevista a uma estação de rádio, ele disse: "Ainda não ouvi a versão original da canção. Vi uma versão em que juntaram trechos de muitos discursos diferentes que já fiz. Fizeram uma espécie de colagem Obama da canção."

Quase dois terços dos adolescentes ouvem música no YouTube mais que em qualquer outra mídia, segundo a Nielsen. Em entrevista recente, Carly Rae Jepsen, de 26 anos, disse: "Os vídeos virais estão sendo a força por trás disto tudo. Foi realmente maluco ver que a música pôde se disseminar tão longe graças à internet. É bacana. Isso muda as regras do jogo."

Jepsen lançou "Call Me Maybe" no Canadá no outono passado. Quando Justin Bieber ouviu a música, ela já estava fazendo algum sucesso no Canadá. Em 30 de dezembro de 2011, Bieber disse a seus 15 milhões de seguidores no Twitter que "Call Me Maybe" era "a canção mais cativante que já ouvi, rsrsrs". O single já vendeu 8 milhões de downloads em todo o mundo.

"Kiss", o álbum de Jepsen, será lançado em setembro, quando ela vai viajar em turnê, abrindo shows de Justin Bieber.

Hoje em dia, o YouTube, o Twitter e o Facebook são as ferramentas padrão das gravadoras para iniciar campanhas de marketing. Mas a trajetória da canção também demonstra o poder que ainda é detido pelas rádios, que, segundo executivos de gravadoras, ainda é essencial para converter qualquer canção num sucesso legítimo.

Em março e abril, quando "Call Me Maybe" estava sendo visto milhões de vezes no YouTube, ainda era pouco tocado nas rádios, segundo a Nielsen. A canção virou n°1 da iTunes em 27 de maio, mas levou quase um mês para tornar-se n° 1 na parada de singles da Billboard, que contabiliza vendas, presença na rádio e serviços de streaming.

"Não existe nenhuma canção com mais de 1 milhão de cópias vendidas que não toque muito no rádio", declarou Jay Frank, presidente do selo DigSin. "Mas o primeiro milhão geralmente não vem das rádios."

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