São Paulo, segunda-feira, 09 de maio de 2011

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TONY HSIEH

Famoso no mundo do empresário

Por MOTOKO RICH

HENDERSON, Nevada - Tony Hsieh, executivo-chefe da Zappos.com, ainda não é um nome familiar, mesmo entre as legiões de clientes que adoram as enormes coleções de sapatos e roupas do site, seu frete grátis e sua devolução sem custo. Mas ele se tornou uma celebridade no meio empresarial.
Hsieh, 37, vendeu sua primeira empresa, a LinkExchange, por US$ 265 milhões para a Microsoft quando tinha apenas 24 anos e, depois, fez da Zappos a maior sapataria da internet. Em 2009, ele vendeu o site para a Amazon.com por mais de US$ 1 bilhão, mas continua a administrá-lo.
Sua influência está crescendo. Seu livro "Delivering Happiness" [lançado no Brasil como "Satisfação Garantida"] passou 27 semanas na lista dos best-sellers do jornal americano "The New York Times". Ele foi jurado do programa de TV "Celebrity Apprentice". E tem 1,8 milhão de seguidores no Twitter.
Com capelo preto quase raspado, falando baixo e com pouca inflexão, Hsieh chama pouca atenção para si mesmo quando está num grupo. Mesmo assim, a exemplo de Mark Zuckerberg, do Facebook, Hsieh construiu seu sucesso em parte por sua capacidade de dissecar a maneira como as pessoas anseiam por conexões com os demais.
Ele nunca fingiu se interessar por sapatos. Mas, ao promover os benefícios de uma empresa altamente social, onde os funcionários têm refrigerante e pipoca de graça, decoram seus cubículos como quiserem, são chamados a darem ideias e podem ascender na carreira, a Zappos consegue pagar salários inferiores aos do mercado para os seus funcionários mais qualificados.
"Queremos que trabalhem para nós por outras razões além do dinheiro", disse Hsieh, encolhendo os ombros. Os recrutadores se gabam de que é mais difícil arrumar um emprego na Zappos do que ser admitido em Harvard.
Enquanto os admiradores louvam Hsieh por ter criado uma cultura ímpar na Zappos, outros argumentam que o que ele está fazendo, na verdade, é simples e talvez nem tão original. Nick Swinmurn, o fundador da Zappos, que deixou a companhia em 2006, disse: "Se você tirar a cultura e mantiver o frete grátis e a devolução sem custo, é a seleção [de produtos] e o frete grátis que mantêm a empresa crescendo."
Às vezes, Hsieh parece ser um alienígena observador. "Eu já estive em entrevistas de emprego com ele onde você está esperando mais e pode haver silêncios constrangedores", disse Ned Farra, que comanda as relações da Zappos com outros sites.
Hsieh disse que gosta de pessoas mais extrovertidas do que ele. "Minha opinião é que eu sou mais um espelho de quem eu estou ao redor", disse. "Então, se eu estou perto de uma pessoa introvertida, é realmente estranho." Hsieh tem "uma forma de fobia social", disse Antonia Dodge, uma "consultora de avaliação da personalidade" da Zappos. "Mas ele dribla isso com bravura ao não deixar que o paralise e sempre procura situações sociais. E, segundo, ele se lubrifica com toneladas de vodka."
Apesar de toda a ênfase que Hsieh dá à importância dos relacionamentos, sua vida romântica permanece um mistério. Amigos íntimos e funcionários riram nervosamente ao serem questionados sobre isso. Numa festa trimestral para premiar funcionários, Hsieh participou do karaokê. "Às vezes, eu olho para ele, e digo: 'Ele é um tremendo idiota'", disse Lauren Glassman, um comprador na divisão de roupas para esportes de ação. "Mas, afinal de contas, todos nós somos idiotas."

"Queremos que trabalhem por razões que não o dinheiro"


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