São Paulo, segunda-feira, 11 de maio de 2009

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Shows da Disney tentam sobreviver na Broadway

Por PATRICK HEALY

NOVA YORK - Com três musicais competindo entre si na Broadway em meio a um clima econômico difícil, a Disney Theatrical Productions, braço teatral da Disney, está oferecendo grandes descontos nos ingressos.
Mas, embora o faturamento esteja em queda em comparação a 2008, os executivos da Disney insistem que os shows atraem públicos distintos. Afirmam que "O Rei Leão" traz mais turistas estrangeiros, "Mary Poppins" vai melhor com a plateia mais velha e "A Pequena Sereia" é popular entre os nova-iorquinos.
O que os três musicais têm em comum, porém, é a luta para encher os assentos nas noites durante a semana, além da competição com outros espetáculos. "A Disney enfrenta importantes dilemas. Ela pode sustentar três espetáculos num momento em que o custo de ir à Broadway é altíssimo para uma família de três pessoas, e pode se diferenciar das peças 'Shrek', 'Wicked' e outros concorrentes?", questionou Stuart Oken, produtor teatral e ex-vice-presidente-executivo da Disney Theatrical.
As vendas de ingressos nas 15 primeiras semanas de 2009, em comparação ao mesmo período de 2008, mostram que o faturamento de "A Pequena Sereia" caiu 27%, o de "Mary Poppins" diminuiu 17% e o de "O Rei Leão" encolheu cerca de 5%.
"As famílias costumavam ver talvez 3 ou 4 espetáculos por ano; agora podem ver 2 ou 1", disse Oken. "Uma economia ruim é uma época ruim para competir consigo mesmo -situação que a Disney enfrenta."
Em entrevista em 1º de abril para anunciar um novo programa de descontos, David Schrader, vice-presidente-executivo da Disney Theatrical, disse que a empresa está bem posicionada para enfrentar a recessão, à qual ele atribuiu a queda das bilheterias. Schrader a lembrou também que "Mary Poppins" concorre com outros espetáculos "nostálgicos" -produções com versões teatrais e cinematográficas anteriores como "South Pacific", "Hair" e "West Side Story".
Mas alguns produtores e diretores fora da Disney rejeitam a ideia de que "Mary Poppins" esteja perdendo bilheteria por esse motivo e lembram que "Poppins" -assim como "A Pequena Sereia"- recebeu críticas ambíguas (e algumas notavelmente ruins) e pode simplesmente ter um problema de qualidade.
"'O Rei Leão' se tornou uma instituição na Broadway, [mas] não há o mesmo apelo com os outros dois shows da Disney", disse Emanuel Azenberg, veterano produtor.
A Disney não dá sinais de que cancelará nenhum dos espetáculos. Mas a possibilidade de sustentar três shows com descontos periódicos é questionada. "Dar descontos é sempre perigoso porque, uma vez que você começa, é difícil parar", disse Oken. "Às vezes, o desconto é o sinal do começo do fim de um espetáculo."


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