São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Site de fofoca faz enorme sucesso entre internautas americanos

Por STEPHEN HEYMAN

No mundo frequentemente implacável dos blogs de fofocas on-line, o blog Just Jared é um sucesso retumbante.
Fundado por Jared Eng, o site de notícias sobre celebridades é uma zona alegre, livre de julgamentos. Ou, como disse Taylor Swift a Eng em um vídeo postado recentemente no JustJared.com, "Você é um cara realmente legal! Você é positivo de verdade!"
Isso pode explicar o fato de Eng, 28, ser adulado por agentes de imprensa, que praticamente empurram seus clientes para ele.
"Muitos blogueiros simplesmente pegam materiais e fazem julgamentos", disse Kelly Bush, executiva-chefe da firma de relações públicas ID, de Los Angeles. "Jared faz sucesso porque não procura ser negativo."
Segundo a comScore, que monitora o tráfego na web, o JustJared.com teve 3,3 milhões de visitantes distintos em dezembro, superando não apenas Perez Hilton, que se descreve como "a Rainha da Fofoca", mas outros sites de entretenimento, como Jezebel, Vanity Fair, Radar Online e The Hollywood Reporter.
Não que Eng se preocupe com a concorrência. "Não jogo ninguém debaixo do ônibus", disse. "Tudo o que escrevo é objetivo."
Em entrevista concedida no Hotel Four Seasons de Manhattan, Eng pediu água no bar. "Sofro da maldição asiática", disse, explicando que fica ruborizado depois de alguns drinques.
Eng cresceu no bairro de Queens, em Nova York, o terceiro de cinco irmãos. Seus pais, americanos de origem chinesa, limitavam a televisão a 30 minutos por semana e destacavam a importância dos estudos. Eng criou um proto-blog na sexta série, postando fotos pessoais e reflexões.
Na Universidade Columbia, ele estudou ciência da computação. Mas se especializou de fato em cultura pop. "Foi nessa época que me apaixonei pela cultura das celebridades", explicou.
Depois da faculdade Eng foi trabalhar para a Time Inc., analisando distribuição de revistas. Em 2005, deixou seu emprego para fundar o Just Jared.
Com o tempo, ele próprio começou a publicar furos sobre celebridades. "As pessoas aprenderam a confiar em mim", disse. Eng diz que foi a primeira pessoa a publicar imagens on-line da capa da revista "People" em 2006 com Brad Pitt, Angelina Jolie e a filha recém-nascida deles, Shiloh (ele prefaciou o furo com um "UAUUUUUUU!". Eng é grande fã dos pontos de exclamação). Ele também se atribui algum crédito por promover celebridades mais recentes como Ke$ha, tendo escrito desde cedo em seu blog sobre o single de estreia dela, "Tik Tok".
Produzir um blog, mesmo um blog sobre celebridades, não é um trabalho glamuroso. Eng posta cerca de 65 itens por dia, todos os dias, começando assim que acorda. Às vezes, ele não chega a dormir.
Além do Just Jared, há o Just Jared Jr., voltado à turma que curte Miley Cyrus, e três contas no Twitter, uma das quais pessoal (@JaredEng).
A receita do Just Jared vem quase inteiramente de anunciantes de prestígio, como MTV, NBC, Coca-Cola e Disney. Eng tem cinco funcionários em tempo integral, um dos quais é seu irmão Jason Eng, 33, ex-corretor de fundos hedge.
Jason Eng se negou a revelar a receita do site, dizendo apenas: "Vamos ganhar facilmente, estou certo disso, um valor de sete algarismos neste ano".


Texto Anterior: Luto digital se torna conforto para os ausentes
Próximo Texto: Arte & Estilo
Autor da obra

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.