São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Roupas retrô em termos: elas apenas parecem velhas

YANA PASKOVA PARA O NEW YORK TIMES
Reproduções de modelos vintage, como o vestido da Bettie Page ao lado, estão na moda

Por KATE MURPHY

O visual vintage está de volta, mas as roupas não precisam ser velhas. Com frequência, os modelos são reproduções criadas por um número cada vez maior de estilistas que se especializam no estilo retrô.
As mulheres "querem coisas clássicas e diferentes que façam com que elas se sintam bonitas", disse Theresa Campbell McKee, 55, dona da Blue Velvet Vintage, uma loja on-line que vende reproduções.
As vendas estão animadas na Inglaterra, França, Itália, Suécia e nos Estados Unidos. Anna Olsen, 29, uma dona de casa de Estocolmo, na Suécia, disse que adora roupas vintage, mas não aprecia o cheiro de mofo, as manchas e a fragilidade.
"Com as roupas de reprodução, não preciso me preocupar", ela escreveu em um e-mail. "Sei que não haverá problemas com a roupa e que, se houver, posso simplesmente devolvê-la." Seu traje favorito é um vestido preto inspirado nos anos 1940 da Trashy Diva.
Ao contrário de muitas modas contemporâneas que são em camadas, frouxas ou "unissex", os estilos de meados do século 20 eram feitos sob medida para enaltecer a forma feminina. As reproduções têm as mesmas linhas simples e clean. As calças são folgadas ou bem justas; as blusas podem ter golas mandarim.
Comerciantes e fabricantes de roupas inspiradas em modelos antigos, como Bettie Page, Blue Velvet Vintage, Trashy Diva, ReVamp, ModCloth, Stop Staring! e Queen of Heartz dizem que suas vendas aumentaram de 25% a 30% anualmente nos últimos quatro anos.
E um número crescente de pessoas vende reproduções vintage feitas à mão em sites da web como Etsy.com. A maioria tem preços moderados, com vestidos entre US$ 150 e US$ 300. Alguns puristas rejeitam essa tendência. Madeline Meyerowitz, dona do site de roupas vintage Enokiworld.com, que vende grifes como Courrèges, compara os estilistas de reprodução a cantores em um bar de karaokê: "Eu não quero ouvir você cantar, quero o artista original".
A tendência atrai muita gente, desde adolescentes em busca de vestidos glamourosos para a formatura a mulheres que procuram roupas para o escritório que sejam conservadoras, mas sensuais, até senhoras nostálgicas.
A ReVamp, loja de roupas retrô em Los Angeles, oferece aulas para ensinar as mulheres a se pentear e maquiar no estilo da época.
"Tivemos um enorme aumento de demanda", disse a proprietária, Annamarie von Firley, 40.
E, com o visual retrô, as mulheres estão vendo ressurgir outro benefício: maior cavalheirismo.
"Os homens me tratam de modo diferente quando uso roupas vintage", disse Von Firley.
"Percebi que eles abrem as portas e até pedem desculpas quando dizem palavrões."


Texto Anterior: Rainha do rockabilly em alta
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.