São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENSAIO/LORRAINE KREAHLING

Perfurando para economizar energia em casa

Extrair calor da terra reduz a conta de combustível

Muitas pessoas pensam que energia geotérmica significa utilizar a força de fontes quentes quilômetros abaixo do solo, como os gêiseres, para mover turbinas e produzir eletricidade. Elas também podem associá-la a pequenos terremotos como o que interrompeu um grande projeto de perfuração geotérmica na Suíça no final de 2009.
Existe, entretanto, outra maneira de se usar a energia geotérmica em uma escala muito menor. Os sistemas geotérmicos de bombeamento de calor do solo aproveitam a temperatura constante da terra abaixo da linha de congelamento para aquecer ou resfriar edifícios.
Essa linha varia de acordo com a latitude, mas, nos EUA, fica a cerca de um ou dois metros sob a superfície. Abaixo dessa profundidade, a temperatura permanece em torno de dez graus centígrados. Os poços para captar essa energia geotérmica, geralmente, atingem centenas de metros, e não milhares.
As bombas geotérmicas, mais eficientes que as de calor de fonte aérea, extraem o calor da água trazida do subsolo.
Existem dois métodos de se acessar a água subterrânea, e a perfuração e escavação necessárias são um dos motivos pelos quais os sistemas são caros. Em sistemas geotérmicos de circuito aberto, as bombas de calor extraem energia ou calor da água subterrânea trazida dos poços por tubos.
Os sistemas de circuito fechado circulam água misturada com anticongelante atóxico através de tubos de polietileno de alta densidade. A tubulação pode descer em poços verticais ou tubos plásticos podem ser dispostos abaixo da linha de congelamento.
Quão ecológica é a tecnologia de bombeamento de calor do solo? A única energia não renovável usada é a eletricidade. A conta mensal de eletricidade vai subir, mas o sistema pode eliminar a conta de combustível no inverno. As contas dos aparelhos de ar-condicionado no verão serão reduzidas pela metade ou mais.
Os sistemas geotérmicos, às vezes, custam o dobro de um sistema convencional de aquecimento e refrigeração. Quatro anos atrás, meu marido e eu instalamos um sistema geotérmico. Seu custo será amortizado dentro de dois ou três anos.
A tecnologia tem um perfil tão discreto, segundo os especialistas do setor, pois é subterrânea.
"Se seus vizinhos não viram quando os escavadores estiveram em seu quintal instalando os poços, eles não sabem sobre seu sistema de aquecimento ecológico", disse Jack DiEnna, diretor-executivo da Iniciativa Nacional e Internacional Geotérmica.


Texto Anterior: Notas para a ecologia das roupas
Próximo Texto: Ensaio/John Tierney: Energia eficiente, mas longe de limpa

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.