São Paulo, domingo, 01 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA DA TAM MAL EXPLICADA

Não foi boa a cobertura feita pela Folha das conclusões das autoridades da Aeronáutica e da Polícia Federal sobre o acidente com o voo TAM 3054, no qual morreram 199 pessoas, em 17 de julho de 2007. O relatório da PF, que um concorrente deu na quinta, não apareceu no jornal nem na sexta.
O da FAB não mereceu primeira página, e o material a seu respeito foi modesto, embora tratasse do pior evento da história da aviação no país, que comoveu e mobilizou a sociedade brasileira por meses.
Pior ainda: na quarta, a reportagem que dele tratou subverteu regras essenciais do jornalismo ao dedicar manchete e abertura de texto a um "fator contribuinte" para a tragédia (a pista de Congonhas) e relegar a segundo plano o "fator decisivo" (a posição do manete), de acordo com as conclusões.
Leitores, como Antonio Azevedo, sugeriram aproveitar a oportunidade para uma revisão crítica de artigo publicado em 19 de julho de 2007 com chamada de primeira página (com título "O nome certo do que ocorreu em SP é crime"). Acho uma boa ideia.


Texto Anterior: Um par de sapatos e um caderno
Próximo Texto: Onde a Folha foi bem...
Índice
Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.