São Paulo, domingo, 02 de setembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Para autor, desenhos derrubam preconceito

Seguem mais comentários de Caco Galhardo, cartunista que admiro e respeito, embora divirjamos nesse episódio.

 

A idéia era retratar profissionais homossexuais. O que diferencia um profissional homossexual de um heterossexual? Não vejo diferença. A única forma que encontrei para criar essa diferença foi no exagero, na brincadeira, no humor. Retratar a matéria de um modo bem-humorado.
É claro que os homossexuais não são como os personagens desenhados, que os gays não se comportam dessa maneira, mas, se você vai a uma festa e vê uma drag queen maluca soltando a franga, é sempre muito divertido.
Foi esse espírito que eu trouxe para ilustrar a matéria. Ele é ótimo para derrubar preconceitos. Matá-lo seria um tremendo passo para trás.
Vamos desenhar gays soltando a franga, por que não? Gays não podem soltar a franga? É um estereótipo? Talvez amanhã deixe de ser e passe a ser visto como algo comum.
Desenhei os personagens soltando a franga, estão todos sorrindo e felizes, e achei que a brincadeira, mesmo com exageros, seria bem assimilada. Mas eis que leitores se sentiram ofendidos, acharam os desenhos preconceituosos e homofóbicos. Certamente muitos entenderam a brincadeira e se divertiram com ela.


Texto Anterior: O jornalismo bipolar e os gays
Índice
Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.