São Paulo, domingo, 03 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ponto, estrela

Em seus roteiros a Folha costuma atribuir uma avaliação a cada filme que divulga, de uma bolinha a quatro estrelas. Referência útil aos leitores.
Por isso mesmo, um deles, da Folha Campinas, queixou-se de que no "Acontece" do último domingo (na edição regional) só oito das 23 produções de cinema apresentadas traziam cotação.
As outras vinham com um "s" (sem avaliação).
"Se é para fazer assim", reclama o leitor, "melhor não trazer avaliação alguma".
Rubens Linhares, editor dos cadernos regionais, afirma que, "por uma falha de atualização dos roteiros de cinema, os filmes citados estavam sem a avaliação já feita pela editoria de Ilustrada. O problema já foi corrigido e não irá se repetir."
Já um leitor de Juiz de Fora (MG) estranhou que no dia 12 a Ilustrada desse duas estrelas para um filme ("Jeremias") com o seguinte comentário: "A emissora não fornece sinopse do filme, presumivelmente centrado na figura do profeta Jeremias".
Ora, diz o leitor, se é "presumivelmente", o comentarista não viu o filme. Então, pergunta, "como dar a cotação duas estrelas?".
A Secretaria de Redação diz ao ombudsman que a orientação é de que só devem receber notas ou estrelas as obras (filmes, livros, peças de teatro etc.) que tenham sido assistidas pelo crítico.


Texto Anterior: Sem vacina
Próximo Texto: Secura
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.