São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Não pode filmar nem questionar

Depois de assistir ao quinto debate eleitoral, o que se conclui é que os presidenciáveis não prezam o exercício do jornalismo.
Em nenhum desses encontros, o jornalista pode perguntar e, caso ficasse insatisfeito com as respostas, voltar ao tema.
O resultado é o que se viu: candidatos engessados por orientações de marqueteiros, abordando temas testados em pesquisas qualitativas, sem espontaneidade.
As imposições chegam ao ponto de proibir que os candidatos sejam filmados quando não estão falando. Evita-se, assim, que sejam flagrados distraídos, em situações constrangedoras.
Em 2002, permitia-se, pelo menos, que ao final da resposta/ réplica/ tréplica, o jornalista fizesse uma pergunta. Sobre as cotas em universidades, por exemplo, William Bonner questionou Lula se ele "considerava simples definir quem era negro e quem não era" nesse sistema.
Sem essa possibilidade de pergunta complementar neste ano, a Globo preferiu deixar Bonner apenas como mediador para não dar a falsa impressão de que o jornalista engoliu uma resposta evasiva passivamente.
Que em 2014 -ou num segundo turno- a imprensa se una e faça os candidatos mostrarem respeito à liberdade de questionar.


Texto Anterior: Entre o céu e o inferno
Índice | Comunicar Erros


Suzana Singer é a ombudsman da Folha desde 24 de abril de 2010. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Suzana Singer/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.