São Paulo, domingo, 04 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PACIENTES E MÉDICOS TÊM DIREITOS

Em 28 de janeiro, "Tendências/Debates" publicou artigo do médico Roger Abdelmassih, acusado de assediar pacientes.
Na época, comentei que esse espaço é para discutir ideias, não para tratar de crimes comuns.
Em 24 de setembro, a seção publicou artigo que não chega a ser a favor do médico, mas defende a tese de que ele pode ser inocente (é claro que pode) e está sendo maltratado pela imprensa e pela sociedade (por parte delas, seguramente está).
Por sair do específico e chegar a conclusões gerais, esse texto não padece do problema básico do anterior. Mas passa a impressão de que o jornal está sendo parcial nesse episódio, em favor do acusado.
É preciso pautar alguém do outro lado, não para tentar provar culpa (jornal não é tribunal), mas para mostrar o drama, as preocupações, os direitos atingidos de suas possíveis vítimas (e de outros pacientes que sofrem algum tipo de assédio por parte de médicos) e o que podem fazer para se resguardar.
O texto e o filme abaixo ajudam a pensar sobre a complexa relação entre médico e paciente.

PARA LER
"A Relação paciente-médico: para uma humanização da prática médica", de Andrea Caprara e Anamélia Lins e Silva Franco, acessível no endereço http://www.hcnet.usp.br/humaniza/pdf/ artigos/relacao_paciente_medico.pdf

PARA VER
"Um Golpe do Destino", de Randa Haines, com William Hurt (1991) exibido na TV paga nos canais HBO 2 (às 10h30 desta terça, dia 6) e HBO (às 10h de sexta, dia 9)


Texto Anterior: Golpe hondurenho exige contexto
Próximo Texto: Onde a Folha foi bem...
Índice
Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.