São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

Cansou? Então diga: de quê?

A notícia foi dada na sexta retrasada em Brasil: "OAB lança campanha "Cansei" para protestar". O Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, apelido "Cansei", reclama de "caos aéreo" e "pagar tantos impostos". Entre os condutores estão advogados, empresários e um arrecadador, João Dória Jr., de recursos para candidato do PSDB. A organização nega partidarismo.
Veio a resposta: "Planalto espera reação pró-Lula ao "Cansei'". Mais à frente houve a criação, pela CUT, do "Cansamos" (de "trabalho escravo" e "mídia que criminaliza as lutas populares").
Até anteontem, eram oito dias de informação e opinião sobre o assunto. Se houve mais espaço para entrevistas com apoiadores do "Cansei", os antagonistas também foram ouvidos. O "Painel do Leitor" equilibrou-se com mensagens pró e contra.
Dois colunistas, Janio de Freitas e Fernando de Barros e Silva, criticaram o grupo e seu ideário, defendidos em artigo do presidente da Associação Comercial. Em quatro cartuns, Angeli, Glauco e Jean miraram o movimento (nada demais; houve semanas a fio em que o alvo foi Lula).
Na segunda, a cobertura de manifestação em homenagem aos mortos na tragédia, com a presença do "Cansei", descreveu cartazes anti-Lula. Saiu em Cotidiano. Pelo viés político, poderia estar em Brasil.
Há coisas que cansam. Talvez a cobertura sobre o "Cansei", exagerada, venha a cansar. E você, do que está cansado na Folha e no jornalismo?


Texto Anterior: "Governo assassina mais de 200"
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.