São Paulo, domingo, 06 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA AJUDA A ENTENDER O JORNALISMO

Teve início na terça-feira e vai até o dia 1º de dezembro o Ciclo Folha de Cinema e Jornalismo, como parte das comemorações do 20º aniversário, este mês, do início da função de ombudsman neste jornal.
O crítico Sérgio Rizzo, um dos debatedores na terça passada após "Cidadão Kane", de Orson Welles (que tem excelente edição em DVD com extras importantes indicada abaixo), estima haver em torno de 300 filmes em que jornalistas ou o jornalismo são centrais na trama.
A ficção, em todas as suas formas, pode ser instrumento importante para estimular reflexão produtiva sobre pessoas, atividades, instituições, porque ela expõe situações-limite, raras na vida, que nos permitem pensar sobre nossas opções reais e como melhor agir diante delas.
O livro de Stella Senra recomendado a seguir é bom exemplo de como pode ser fértil e útil pensar sobre esses personagens que na tela exacerbam o que somos no cotidiano.
O ciclo prossegue nesta terça com "A Montanha dos Sete Abutres", de Billy Wilder, seguido de comentários e debates com João Batista Natali, que foi correspondente em Paris e repórter especial da Folha, e segue às terças às 19h30, no Espaço Unibanco (r. Augusta, 1.475, São Paulo). Mais informações: twitter.com/folhadebate

PARA LER
"O Último Jornalista", de Stella Senra, Estação Liberdade, 1997 (a partir de R$ 26,65)

PARA VER
"Cidadão Kane", de Orson Welles (Warner Home), 1941 (a partir de R$ 24,90)


Texto Anterior: Jornalismo e política ambiental
Próximo Texto: Onde a Folha foi bem...
Índice


Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.