São Paulo, domingo, 10 de fevereiro de 2002

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Números do atendimento

O leitor encontra ao lado um quadro com o resumo dos números de atendimento do ombudsman em 2001. Foi um total de 8.228 manifestações, o que significa uma média de 33 por dia de trabalho.
O primeiro fenômeno a destacar foi a redução das reclamações referentes à entrega e a assinaturas de jornal (questões que, a rigor, fogem da área do ombudsman).
Seu número caiu de 1.591 em 2000 para 650 agora, o que explica, em grande parte, a queda de 9,6% no conjunto das mensagens recebidas.
Esses casos, que ocuparam 25% do total em 1999 e 17% em 2000, ficaram com 8%.
O mês de dezembro, como mostra o gráfico, registra um pico atípico, devido principalmente às centenas de e-mails enviados por leitores/torcedores do Atlético paranaense descontentes com a cobertura dada pelo jornal na apresentação da final do Campeonato Brasileiro do ano passado.
Os ataques de 11 de setembro elevaram as manifestações relativas a Mundo (297 no ano), mas não foram suficientes para colocar a editoria na lista das mais comentadas.


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Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


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