São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotos parecem editorial

Eduardo Morales - 1º.jun.07/Efe e Juan Barreto - 2.jun.07/France Presse
Manifestantes contra Hugo Chávez (foto à esq.) e a favor do presidente venezuelano (à dir.)

A decisão do governo da Venezuela de não renovar a concessão da emissora RCTV é anti-democrática e agride o interesse público de assegurar a manifestação de pensamentos políticos diversos, inclusive no jornalismo eletrônico.
A RCTV teve uma postura golpista e, portanto, avessa ao Estado de Direito na tentativa fracassada de depor o presidente constitucional Hugo Chávez em 2002.
A primeira impressão não é contraditória com a segunda. Sem pluralismo na informação, não há democracia.
A RCTV não constitui modelo de jornalismo independente, mas partidário. O que Chávez quer, porém, não é TV autônoma, mas vassalagem. Melhor um canal de oposição raivosa que um de porta-vozes que não fiscalizam o poder.
A Folha tem posição editorial contrária a Chávez. É legítimo formular opinião. Mas o jornal não deveria permitir que ela contaminasse o noticiário. Foi o que pareceu ocorrer no fim de semana passado. No sábado, a primeira página exibiu fotografia de três comportadas funcionárias da RCTV. No domingo, mostrou duas chavistas, indo e vindo, com biquínis sumários. Soou como editorial oposicionista.
A Folha escapou até agora do clima de campanha contra Chávez. Erra quando não cita os motivos alegados pelo governo contra a RCTV, mas mantém o pluralismo. Será uma pena se transformar o espaço noticioso em opinativo.


Texto Anterior: O "off" em xeque
Próximo Texto: Falta bastidor sobre Serra
Índice
Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.