São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolas fora

A Folha voltou a errar em escolha de manchete. Na quarta, deu o título principal para reportagem sobre criminalidade em São Paulo, que não revelava nada de novo: há mais assassinatos em bairros pobres e mais roubos em bairros ricos. E deixou como chamada estudos, segundo os quais a classe média virou maioria no Brasil, a porcentagem de miseráveis caiu de 35% para 25% em seis anos, e o ganho de renda dos pobres é mais sólido que antes.

 

Se, como na sexta, o jornal ocupar o "Painel do Leitor" com contestações de candidatos, é melhor recomendar aos verdadeiros leitores que parem de escrever à Redação. Os candidatos vão querer responder a tudo que acharem desfavorável. E os leitores perderão o espaço que é seu.
Lugar de personagem da notícia é no noticiário; o "Painel do Leitor" é do leitor.
 

Na quarta-feira, foi publicada carta em que a arquiteta Anne Marie Sumner pede "retificação e retratação" em relação a frases atribuídas a ela que eram o cerne da reportagem da contracapa do caderno sobre o DNA paulistano de domingo. O jornal não se manifestou após a carta. Ela não disse o que o jornal lhe atribuiu? Ela disse coisa que foi deturpada? A Folha deve essas respostas.


Texto Anterior: O silêncio dos inocentes
Próximo Texto: Para ler
Índice
Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.