São Paulo, domingo, 11 de julho de 2010

Texto Anterior | Índice

Fazer gracinha em jornalismo

Desde a eliminação do Brasil, Felipe Melo tem sido o alvo preferencial do Copa 2010. Por sete dias consecutivos, o jogador apareceu chutando cabeça de burro ("A origem da mula sem cabeça"), como Hannibal Lecter, criador do corcunda de Notre-Dame etc.
Tudo no limite até que, domingo passado, publicaram um Twitter de uma atriz pornô: "Vontade de sodomizar o Felipe Melo. Pisar nas Jabulanis dele até ficar impossibilitado de perpetuar a espécie".
Absurdo maior que a mensagem é o jornal reproduzi-la. Seria (talvez) engraçado se estivesse na coluna do José Simão. No noticiário -mesmo em páginas mais "livres" -, soa trágico. É o perigo de misturar jornalismo e humor.

 


Houve grita contra a charge "candidata de programa" no blog de Josias de Souza na Folha.com. O desenho mostra Dilma rodando bolsinha e dizendo: "O programa quem faz são os fregueses. PMDB: barba, cabelo e bigode. PDT: papai e mamãe e por aí vai" (bit.ly/ cicnkL). Josias defende a charge porque "evoca a ideia de prostituição ideológica" no contexto da polêmica envolvendo o programa do PT. Ele não acha que o humor "deva se render ao politicamente correto". Na minha opinião, o desenho extrapolou os limites do bom gosto.


Texto Anterior: O medo de ser "Notícias Populares"
Índice
Suzana Singer é a ombudsman da Folha desde 24 de abril de 2010. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Suzana Singer/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.