São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

DO EDITOR

"Um pouco além dos números"

Recebi do editor de Brasil, Fernando de Barros e Silva, responsável pela cobertura eleitoral, o seguinte texto:
 
"Monitoramentos como este do Iuperj, um instituto sério, são importantes porque nos ajudam a aperfeiçoar uma discussão que procuramos fazer diariamente no jornal. Essas medições horizontais, no entanto, apesar de sua validade relativa, têm limites óbvios.
Não revelam, por exemplo, a importância e o impacto de cada reportagem no curso da cobertura. Estou certo de que são da Folha as reportagens mais incômodas para a candidatura tucana até agora. Cito três:
A revelação de que o patrimônio do vice de Serra, Gilberto Kassab, cresceu mais de 300% em quatro anos, parte dos quais como secretário de Pitta; a revelação de que o PSDB assumiu uma dívida de R$ 3,5 milhões deixada por Serra em sua campanha presidencial; e, ainda, a revelação de que o governador Geraldo Alckmin beneficiou municípios tucanos em transferências de verbas voluntárias.
O jornal mostrou, além disso, como o PT e o PSDB camuflam parte do financiamento a seus candidatos, com doações formalmente computadas para os partidos, mas repassadas às campanhas, sem registro disso nos comitês eleitorais. Empreiteiras envolvidas nos CEUs, por exemplo, doaram ao PT R$ 2,5 milhões entre 2002 e 2003.
A análise do ombudsman talvez não considere como deveria o fato de que o PT está no poder em São Paulo. E que faz a campanha mais rica do país".



Texto Anterior: De novo, a falta de equilíbrio
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.