São Paulo, domingo, 13 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clonagens indesejadas

A comparação entre os dois textos evidencia que o colunista José Simão cometeu aquilo que se chama um autoplágio. A coluna da esquerda saiu no Mais! de 30 de abril de 2000; a outra, no de 29 de abril passado. Ambas sobre o 1º de Maio. Não são cópias integrais uma da outra -altera-se a ordem de várias frases-, mas, no conjunto, são quase isso. Veja os trechos assinalados.
Quem detectou a semelhança foi o leitor Carlos Primo Vaz (São Paulo), ao folhear sua coleção do Mais! depois de ler o caderno -portanto a coluna de Simão- domingo retrasado.
"O texto novo estava fresco na minha cabeça", conta o leitor. "Percebi de imediato".
"Leio e gosto do José Simão. É atrevido e criativo. Estranhei muito", comenta Vaz. "Acho que nenhuma liberdade estilística justifica isso".
Ouvido pelo ombudsman, o colunista diz que às vezes repete casos ou piadas em seus textos, mas procura explicitar que o está fazendo. Em datas festivas (Natal, Semana Santa etc), isso ocorre mais. "Na minha cabeça é tudo igual, as piadas reaparecem, as mesmas, nessas datas".
Simão admite: "Acho que dessa vez exagerei um pouco".
O procedimento contraria o verbete "plágio" do "Manual da Redação":
"A Folha não publica texto plagiado, seja de outros autores, seja a republicação de texto do mesmo autor (ou autoplágio)".


Texto Anterior: Bernardo Ajzenberg: Jornalismo "talão de cheques"
Próximo Texto: Bate-papo na rede
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.