São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Índice

Mais "Erramos"

A seção "Erramos", da pág. A3, registrou em 2003 aumento de 15%, em relação a 2002, na média de correções por página de noticiário.
Foram 1.125 correções para 17.243 páginas, ante 1.039 correções para 18.375 páginas do ano anterior. Houve três correções por dia, ante 2,8 em 2002.
A pergunta é: o jornal está errando mais ou está reconhecendo mais os seus erros?
Na opinião do editor Rogério Ortega, responsável pelo Programa de Qualidade (PQ) da Redação, vale a segunda afirmação. "Há maior eficiência do PQ na detecção de incorreções e mais presteza e boa-vontade dos editores na hora de corrigi-las".
O PQ checa diariamente as informações de cerca de 20 reportagens, com prioridade para as destacadas na Primeira Página.
Ortega lembra também que, ao contrário do que já existiu, "não há relação automática entre a publicação de uma nota em "Erramos" e a avaliação dos profissionais". Analisa-se caso a caso.
Após destacar a ação do PQ, a secretária de Redação Paula Cesarino Costa acrescenta:
"Pode ser que a secretaria, por causa da cobrança do PQ e do ombudsman, esteja sendo mais insistente, mas é difícil precisar".
De fato, é difícil chegar a uma conclusão precisa. Pode-se dizer, porém, que só a pressão constante pela qualidade será capaz, ao longo dos anos, de dar conta das duas coisas: reconhecimento máximo possível dos erros e, ao mesmo tempo, sua diminuição.



Texto Anterior: Mudem-se os fatos
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.