São Paulo, domingo, 15 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Em crítica, "mãe verdadeira" não é a que cria e ama, mas a biológica

O filme de animação "A Família do Futuro" está em cartaz. Na história, o garoto Lewis, que viaja no tempo, espera ser adotado.
No dia 4 a Ilustrada publicou a crítica de Pedro Butcher sobre o filme. Trecho: "Até alguns anos atrás, não haveria possibilidade de Lewis, nosso herói órfão, terminar o filme sem reencontrar sua mãe verdadeira e perdoá-la".
Um leitor que não quer se identificar, para preservar a família, enviou mensagem ao ombudsman condenando a expressão "mãe verdadeira". Para ele, a formulação expressa um juízo que inexiste no termo "mãe biológica".
O leitor conta que, para magoar uma criança, há quem diga: "Sua mãe [ou pai] não é sua mãe de verdade!".
Procurei Butcher, que respondeu: "Concordo com o leitor. Foi um lapso. Supõe que a mãe adotiva não seria verdadeira. Foi uma expressão infeliz. Peço desculpas".
Penso como o leitor e admiro o reconhecimento de erro do crítico. Não há dúvida: mãe é quem cria e dá amor. Pode ser a biológica ou não.


Texto Anterior: Roteiro de filmes some no domingo
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.