São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

PARA ONDE VAI O DINHEIRO?

A Folha entrou no fogo cruzado contra o BNDES. Manchetou, no domingo passado, que o banco repassa 57% dos recursos a 12 empresas. A reportagem dizia que mais da metade do crédito concedido pelo banco estatal foi destinada à Petrobras, à Eletrobras e a mais dez grupos privados, entre os quais, três empreiteiras.
O último parágrafo de um texto de apoio explicava que o levantamento se refere a dois terços dos recursos -não inclui crédito para exportação nem empréstimos feitos por meio de bancos intermediários, porque esses dados não estão detalhados na internet. Mas são justamente essas operações, em valores menores, que vão para empresas pequenas e médias.
A cifra obtida pela Folha gerou artigos em outros jornais, editorial e foi citada no Senado. Na quarta-feira, o BNDES convocou coletiva para divulgar o número que considera correto: 28,7% do dinheiro foi para dez empresas.
Não é pouca concentração, mas é diferente do que foi publicado. No dia seguinte, a Folha afirmou que o banco "tentava desfazer a impressão" de que centraliza recursos. Editorializou o que não precisava. Além disso, não deveria ter dado em manchete um número que sabia ser parcial. Mas o levantamento da reportagem teve o mérito de forçar um banco público a prestar contas.


Texto Anterior: A volta da menina do Pará
Índice
Suzana Singer é a ombudsman da Folha desde 24 de abril de 2010. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Suzana Singer/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.