São Paulo, domingo, 16 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guernica e sensibilidade

Stephan Solon - 11.dez.2007/Futura Press
Em meio à fumaça, moradores fogem de bomba da polícia


A Folha publicou a foto acima na primeira página da quarta-feira. Folheei o jornal para conhecer aquela gente que corria das bombas da polícia e nada encontrei. Nem seus nomes, muito menos suas histórias.
Eram moradores da favela Real Parque, em São Paulo, erguida em terreno de empresa ligada ao Estado.
A PM cumpriu a reintegração de posse com violência, os manifestantes interditaram vias, e houve congestionamento recorde no ano.
Na quinta, busquei notícias da mulher que fugia descalça sobre pedras, com a guriazinha no colo e um homem ao lado. Evocavam desventurados da Guernica de Picasso. Não saiu linha sobre o destino deles, nada sobre o assunto.
Assinalei na crítica diária do ombudsman: "Perder a sensibilidade é uma das maiores desgraças que podem abater jornalismo e jornalistas".


Texto Anterior: As virtudes do prefeito
Próximo Texto: "NYT" constata antes regresso de brasileiros
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.