São Paulo, domingo, 18 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE A ZELAYA EM BLOG NA FOLHA

Na terça-feira, a edição impressa do jornal deu chamada para atração em blog na Folha Online: o leitor poder mandar perguntas ao presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, por meio do enviado especial que está com ele na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.
O assunto merece reflexão. A Folha tem feito excelente trabalho na média desde o início da crise naquele país e foi o primeiro veículo brasileiro a perceber sua importância. Inclusive no que se refere à isenção no noticiário, em minha avaliação, o jornal tem ido bem.
O "pergunte ao Zelaya", embora conste de um blog pessoal, pode levantar a suspeita de favorecimento a um dos lados. Cheguei a sugerir na crítica interna que a situação do enviado especial, ótimo jornalista, poderia ser similar à dos repórteres "embedded" (acomodados o tempo todo junto) com soldados americanos na guerra do Iraque, como o personagem principal do filme abaixo citado.
O enviado da Folha me corrigiu com razão: ele não está com Zelaya a convite deste, mas apesar de seu desejo. A comparação é indevida. Tampouco até agora percebi sintoma de favorecimento a Zelaya na cobertura em decorrência da iniciativa. Mas ela precisa ser mais bem pensada, como toda relação entre blogs de jornalistas e o jornal.

PARA LER
"Guerra e Imprensa", de Verónica Goyzueta e Thierry Ogier (orgs.), prefácio de Heródoto Barbeiro, Summus, 2003 (a partir de R$ 22,59)

PARA VER
"A Revolução"
, de Stephen Marshall, 2005 (a partir de R$ 29,90)


Texto Anterior: Muitas dúvidas no caso Enem
Próximo Texto: Onde a Folha foi bem...
Índice


Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.