São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Noah Golan/Shutterstock

Ignorância matemática

Bati os olhos na manchete da sexta-feira retrasada, "Alunos ignoram matemática elementar", e pensei: nós, jornalistas, também. Inclusive os da Folha.
A seção "Erramos" coleciona casos. Impressiona a insistência nos enganos. Por mais que se advirta que uma carteira com R$ 100 tem 50% de uma com R$ 200, reedita-se a fórmula segundo a qual a carteira tem "duas vezes menos".
Em fevereiro, informou-se que a audiência do republicano John McCain em comerciais no YouTube foi de quase dez vezes menos que a do democrata Barack Obama. Um leitor avisou, e houve retificação. O correto é 89% a menos.
A formação em matemática, como em direito, deveria constar do currículo das faculdades de jornalismo.
O exame do governo paulista em escolas públicas do ensino fundamental e médio constatou dificuldade dos estudantes. Aos do terceiro ano do antigo segundo grau indagou-se o resultado, em porcentagem, da soma de 1/5, 1/10 e 1/2. Erraram 61%. Seria muito diferente entre jornalistas?
Ao reproduzir questão de matemática, o jornal mudou uma palavra. Em vez de altura, pediu distância. Dois leitores apontaram a troca. Até anteontem não saíra correção. Em outra pergunta de matemática, a prova se referiu à área plantada. O certo seria área total, como observou um professor que me escreveu. O jornal calou sobre a formulação.


Texto Anterior: Receita de cobertura eleitoral
Próximo Texto: Novo caderno diário "Esporte': espaço resolve?
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.