São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Índice

Sutilezas

PT e PL protagonizaram na semana passada uma negociação polêmica que, sendo ou não bem-sucedida, marcará a campanha eleitoral deste ano.
A Folha, porém, pareceu subestimar inicialmente o fato.
Só na quinta-feira (21), por exemplo, o jornal trouxe a foto do encontro/jantar de terça-feira entre líderes dos dois partidos -ainda assim, bem menos expressiva e simbólica do que a publicada, por exemplo, pelo "Globo" um dia antes.
Compare as imagens.
Na do jornal do Rio, um Lula visivelmente constrangido aperta a mão de um efusivo e sorridente Valdemar Costa Neto (presidente do PL), ambos escudados por Luiz Antônio Medeiros (PL/ Força Sindical) e pelo deputado Bispo Rodrigues (Igreja Universal), com a figura de José Dirceu (presidente do PT) na sombra, atrás do pré-candidato petista.
Já a imagem trazida pela Folha, um dia depois, apenas registra um encontro, uma cena a mais de políticos de terno a conversar, como tantas já editadas de modo a preencher espaço em branco nas páginas dos jornais.
Um "Erramos" na edição de quarta (20) -sintomático, conquanto louvável pela franqueza- talvez explique em parte aquela timidez na cobertura: diferentemente do que informara o jornal no dia anterior, o jantar PT/PL havia sido marcado para "ontem (19/2), e não para hoje".



Texto Anterior: Para esclarecer
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.