São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

SEXO É O ASSUNTO

Nem política nem futebol. O tema que mais gerou mensagens nesses dois meses sem ombudsman foi a capa do Folhateen (5/04) sobre garotas que se expõem sexualmente na web em troca de dinheiro.
Foram 19 e-mails, todos reclamando de que a reportagem não deveria estar em um caderno de adolescentes e que incentivava as teens a imitarem as entrevistadas. Alguns disseram que faltou dar nome aos bois: prostituição eletrônica.
Conversei com três entrevistadas e todas gostaram do que foi publicado. "Cada um contou sua história. Não teve juízo de valor, mas eu entendo que tenha gente revoltada porque é um assunto agressivo publicado em um jornal educativo", disse Jéssica, 19, a garota da capa, que se ofende justamente se for chamada de prostituta cibernética.
Discordo dos leitores que viram no texto apologia da prostituição e não acho que esse assunto não cabe ao Folhateen. Mas concordo que todos os problemas decorrentes de ficar nua na rede, de se masturbar na frente de uma webcam ou vender calcinhas usadas foram pouco destacados.
Basta comparar os títulos. Na capa e nas páginas internas: "Muito prazer" e "Faturando com sensualidade". No outro lado: "Sem afinidade, é melhor não fazer, diz psiquiatra".
O problema central foi captado, sem saber, por Lola, 20, uma das garotas retratadas: "Acho que a reportagem mostrou tudo de forma natural". Eu acrescentaria: natural demais.


Texto Anterior: Em busca do leitor real
Índice


Suzana Singer é a ombudsman da Folha desde 24 de abril de 2010. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Suzana Singer/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.