São Paulo, domingo, 25 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

Escravos e espiões

Na semana em que viveu sua pior crise, a Folha publicou duas das melhores reportagens do ano.
No domingo, 18, a repórter Elvira Lobato assinou a manchete do jornal, "Lavoura moderna ainda usa escravidão". Embora o trabalho escravo não seja um assunto novo, a reportagem conseguiu mostrar, a partir de um levantamento de informações inéditas e do trabalho de campo no sul do Pará, que mesmo a agricultura e a pecuária mais avançadas, voltadas para a industrialização e a exportação, se beneficiam dessa aberração.
E na quinta, 22, o editor do caderno Dinheiro, Márcio Aith, revelou que integrantes do primeiro escalão do governo federal vinham sendo espionados por uma empresa privada, a Kroll.
As duas reportagens foram feitas por dois dos jornalistas mais experientes do jornal.


Texto Anterior: A longa travessia
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.