São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2005

Texto Anterior | Índice

COMUNICADO INTERNO

Enviados especiais

A Folha divulgou nova orientação a seus editores a respeito da publicação de relatos de repórteres deslocados para coberturas especiais. O comunicado, assinado pela editora-executiva do jornal, Eleonora de Lucena, foi distribuído pela Secretaria de Redação na quinta-feira.
A nova orientação é bem-vinda. A cobertura inicial dos estragos do furacão Katrina no sul dos Estados Unidos, no início de setembro, demonstrou que o jornal deve ter mais cuidado no uso das assinaturas dos enviados especiais (vide colunas do ombudsman de 4 de setembro, "O artifício especial", e de 11 de setembro, "Efeitos do Katrina").
Reproduzo, para o conhecimento e o monitoramento dos leitores, a íntegra do comunicado interno da Folha:
"Para aumentar a transparência do trabalho de enviados especiais, deve-se ser mais fiel à produção do jornalista na elaboração do crédito das reportagens. Assim, quando a situação de trabalho for muito precária e/ou se a chegada ao local da cobertura jornalística for próxima do horário de fechamento, impossibilitando a produção do relato mais importante e completo do dia, deve-se creditar o texto principal às agências internacionais, cabendo ao enviado o relato de suas primeiras impressões em texto à parte. Em situações de rotina, o enviado especial assina sua reportagem e, se necessário, deve ser feita menção, no rodapé do texto, ao trabalho das agências e/ou de outros colaboradores".


Texto Anterior: A pesquisa ignorada
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.