São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O erro da precipitação

Sobre o erro de segunda-feira, procurei a empresa que fez os levantamentos das inserções de anúncios que serviram de base para a reportagem do jornal, a Controle da Concorrência. A seguir, a versão do seu diretor, Fábio Wajngarten:
"Os números estavam certos, mas as conclusões não eram nossas. Propus analisá-los com a jornalista, pois é difícil avaliar os dados brutos. Essa dificuldade pode ter causado a discrepância entre os dados fornecidos e as conclusões que a jornalista tirou. A Folha deveria ter aguardado a conclusão de uma análise dos dados antes de publicá-los".
Procurei a direção do jornal para saber por que não esperaram mais um dia para checar os dados se tinham tantas dúvidas e tinham sido alertados pela secretaria estadual de Comunicação. Recebi a seguinte resposta do secretário de Redação Vinicius Torres Freire: "Os números apresentados pela empresa de consultoria foram rechecados (e alguns corrigidos), dadas as informações prestadas em contraposição pelo governo do Estado. Mas os editores que estavam lidando com a reportagem não foram devidamente informados sobre o grau de insegurança a respeito dos dados sobre a propaganda oficial prestados pela empresa. Houve, de fato, erro em, no mínimo, não postergar a publicação da reportagem".


Texto Anterior: Os erros da Folha
Próximo Texto: Serviço: Um ombudsman na TV
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.