São Paulo, domingo, 28 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O REI DO POP NA MANCHETE DESTA FOLHA

A escolha da notícia da morte de Michael Jackson como manchete da capa da Folha de sexta tem mais implicações do que sugere a análise rápida.
Ela pode indicar que o jornal caminha na direção de abdicar do papel de formador de opinião pública e cidadania para concorrer com a mídia eletrônica no universo das celebridades, do negócio do entretenimento, das variedades. Uma competição que, a meu ver, os veículos impressos estarão condenados a perder caso se de fato a enfrentarem.
Claro que a informação sobre Jackson é importante e deveria estar no alto da primeira página. Mas não como manchete principal nem sem trazer nada de novo, revelador, surpreendente para o leitor.
Jogar no campo do adversário, com versões antiquadas de suas armas me parece estratégia fadada ao fracasso.
Quantos fãs de Jackson largaram as telas de computadores televisores para pegar a edição impressa da Folha e ler informações que já conheciam?
E quantos leitores se sentiram frustrados ao ver que os temas geopolíticos, econômicos, sociais e políticos que mais lhes interessam foram tratados como menores?


Texto Anterior: O Irã é o paraíso do jornalismo cidadão
Próximo Texto: Onde a Folha foi bem...
Índice


Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.