São Paulo, domingo, 29 de julho de 2001

Texto Anterior | Índice

Coincidência e erro

Mais de 60 leitores procuraram o ombudsman em dois dias para repudiar a tira "Os pescoçudos" da Ilustrada do dia 26.
Críticas publicáveis: desrespeito, péssimo gosto, falta de humanidade, covardia, insensibilidade, agressão etc.
O Painel do Leitor também recebeu quantia excepcional de textos e publicou alguns na sexta-feira. Ao pé, o jornal inseriu uma Nota da Redação:
"O quadrinista Caco Galhardo concebeu a tira em questão, que fazia parte de uma série, antes de serem divulgadas informações sobre a saúde da apresentadora Ana Maria Braga. Até o fechamento da Ilustrada, essas informações não eram do conhecimento da Redação. Trata-se de infeliz e lamentável coincidência, pela qual a Folha pede desculpas".
Como escrevi em crítica interna, a NR não responde a uma pergunta básica, para além do "azar" de Caco -do qual não há por que duvidar:
Por que a Folha, ao noticiar a doença da apresentadora, em Cotidiano, caderno que fecha à noite, bem depois da Ilustrada, não incluiu no texto, ao seu lado ou em qualquer outra parte do jornal, algo sobre a tira que saía no mesmo dia?
Uma satisfação simultânea à própria publicação do quadrinho evitaria desgostos e mostraria que a Folha, ao contrário do que expressou, preocupa-se rigidamente, a todo instante, com certos princípios básicos.
Agir só depois de reclamações, explicar-se só após as queixas dos leitores, foi erro grave, talvez tão lamentável quanto a coincidência descrita na NR.



Texto Anterior: Ares de Gênova
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.