Índice geral Ombudsman
Ombudsman
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

O idiota

Se fosse usar o padrão de coluna de Luiz Felipe Pondé, esse título seria perfeito. No domingo seguinte, eu explicaria que só os mais limitados imaginaram se tratar de um xingamento ao colunista em questão, afinal, era só uma referência ao clássico de Dostoiévski.

O filósofo, que não tem nada da ingenuidade angelical do príncipe russo, atiçou a ira de leitores e até de uma colega. Na Sexta-Feira da Paixão, Barbara Gancia passou-lhe um pito por causa da coluna "Páscoa", em que ele fez uma longa descrição de cenas de canibalismo infantil, sem explicar o que era aquilo. "Não me consta que parte dos atributos do colunista seja chamar para o pau (...) o próprio leitorado", escreveu Barbara.

O filósofo não se intimidou. Em entrevista à "Ilustrada" na quarta-feira passada, disse que "o tipo médio do leitor de jornal ou do espectador de TV é um medíocre que se acha o máximo". "São idiotas e, no fundo nós, que 'somos a mídia', pouco os levamos em conta porque quase nada do que dizem vale a pena", continuou.

Os leitores querem saber agora o que a Folha acha disso. "Quem voltaria a um restaurante no qual o garçom o chamasse de idiota e, pior, o dono do estabelecimento aprovasse a atitude do seu empregado?", questionou o engenheiro Octávio de Almeida, 62.

A Secretaria de Redação diz que "a Folha entende que Pondé possa, por vezes, ferir a suscetibilidade de parcela dos leitores". "Mas o compromisso do jornal com a diversidade de opiniões assegura espaço seja para a sua expressão, seja para quem, como fez Barbara Gancia, o contradiz", completa.

Parcela dos leitores? A última fala do colunista é uma ofensa no atacado. No Brasil, a Folha é o único veículo de comunicação de alcance nacional que mantém um ombudsman, um defensor dos leitores. E provavelmente é o único no mundo que volta os holofotes para um colunista que agride compulsivamente seus clientes.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.