Índice geral Ombudsman
Ombudsman
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Exterminador do futuro

"Quase derrubei o café ao ler 'Cotidiano'. Na página 4, a manchete era 'Servidor que manter greve ficará sem reajuste, diz governo'. Mal refeito do susto, na página seguinte, vi a linha-fina: 'Mais conhecido matador da história de São Paulo, ex-PM afirma que, quanto menos se expor, melhor'. Estaria a Folha liderando algum movimento para eliminar o modo subjuntivo do nosso idioma?"

O parágrafo acima foi montado com trechos de 24 mensagens de leitores indignados com erros de gramática no jornal.

A dificuldade com o futuro do subjuntivo gerou dois "erramos" e foi tema de Pasquale Cipro Neto na quinta-feira. No mesmo dia, porém, um "Tráfico virtual" entrou no lugar de "Tráfego virtual", o que suscitou novas reclamações.

Por que o jornal erra tanto? A função do "revisor", do encarregado apenas de corrigir, foi eliminada há anos. Os redatores fazem uma segunda leitura dos textos, mas precisam também colocá-los no tamanho adequado, dar títulos, fazer legendas, escolher fotos etc.

Há um Programa de Qualidade, com cinco pessoas, que promove ações para melhorar o conhecimento de gramática na Redação. É utópico pensar que um jornal diário terá "erro zero", mas o leitor está certo ao exigir que ao menos os "grotescos", aqueles que doem no ouvido, sejam eliminados.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.