Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Depois de mim, a seca

Diante da crise aguda no abastecimento de água, evasivas do governo paulista deixam a população sem saber o que poderá ocorrer

Com menos de 12% da capacidade total nestes últimos dias, o sistema de abastecimento da Cantareira sofre o mais baixo nível nas reservas de água desde que estas passaram a ser medidas, nos anos 1970.

A população atendida pelo sistema, 8,8 milhões de habitantes da Grande São Paulo, conhece outro tipo de escassez: a de informações confiáveis das autoridades.

Depois de negarem, por vezes com agressividade, a hipótese de racionamento, os responsáveis pela gestão da crise adotam atitude evasiva. São muitas as informações que a Sabesp sonega à população.

Sabe-se que, com o projeto de bombear o "volume morto" do fundo das represas (ou seja, a água situada abaixo do nível de captação), é possível contar com ainda quatro meses de abastecimento normal.

E depois? Considerando que a estação das secas mal começa, a medida paliativa tende a adiar para outubro o desencadeamento de crise ainda mais séria. Se o racionamento é medida indesejável, imagine-se uma situação em que nem mesmo a água para racionar exista.

O calendário causa nervosismo no governo estadual, uma vez que coincide com as eleições --nas quais a atuação de quase duas décadas de administração tucana será posta em xeque. Não se trata só de falta de chuvas; está em questão a falta de investimentos no setor.

Não soa ilegítima a especulação de que o governo Alckmin confia em adiar a crise durante os próximos meses, de modo a que a adoção de medidas concretas venha a ocorrer após o pleito de outubro.

"Après moi, le déluge" --depois de mim, o dilúvio, teria dito Luís 15. Diante do sol adverso do verão, Geraldo Alckmin (PSDB) age como se fosse o caso de dizer "depois da eleição, a seca".

Enquanto isso, reina a obscuridade. Segundo técnicos, a interrupção noturna do abastecimento em alguns pontos da cidade não é racionamento, ainda; deve-se à necessidade de remanejar a água oriunda de outros reservatórios.

Que racionamento teria de ser adotado? No mínimo, admite-se, o método a ser aplicado exige dois dias sem água na torneira para um de abastecimento --tais as complexidades envolvidas na retomada.

Ou será que nenhum racionamento adianta? O governador declarou que, dada a propensão natural dos habitantes a estocar a água, talvez o rodízio se mostre contraproducente.

O que fazer? Alguma inibição do consumo pelo acréscimo de tarifas ajuda, mas até quando? Haveria um limite físico nos reservatórios a partir do qual um plano de racionamento --qual?-- terá de ser posto em prática?

O governo estadual, se é que tem respostas, não as fornece.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página