Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Obras para a Copa

Apenas 41% das metas previstas foram cumpridas ("A 30 dias da Copa, metade das metas não foi cumprida", "Poder", ontem) e vemos a presidente Dilma e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, tranquilos, com sorriso aberto. Ainda assim, o ex-presidente Lula, o oráculo da nação, afirma que Dilma é a mais preparada para dirigir o país a partir de 2015. Se fosse dirigente do Comitê Olímpico Internacional, eu não pensaria duas vezes: com Dilma reeleita, transferiria a Olimpíada de 2016 para outras paragens.
RODRIGO ENS (Curitiba, PR)

-

Pode-se afirmar que houve uma grande falta de planejamento, inclusive por parte do governo. É um absurdo que não tenha havido tempo hábil para que todas as obras fossem finalizadas, mas penso que, em 30 dias, muitas serão adiantadas e entregues.
CAROLINE JURDI (São Paulo, SP)

Racismo

Inteligentes as palavras de José Vicente no artigo "Negros, liberdade e nação" (Tendências/Debates, ontem). Todo racista é um medroso. Está com medo de perder os "privilégios" alcançados por sua raça e classe social.
SIDNEI BERWALDT (Brasília, DF)

-

Assim como o colunista João Pereira Coutinho ("Os macacos da vaidade"), também não sei se aquelas "celebridades" que se exibiram de banana em punho eram total e amplamente isentas de preconceito racial ou se apenas aproveitavam o pretexto para tentar disseminar uma imagem politicamente correta.
JEFFERSON C. VIEIRA (São Paulo, SP)

Correios

Os Correios gastaram R$ 42 milhões para mudar sua logomarca. Uma carta postada numa agência perto da minha casa levou 12 dias para ser entregue. Este país não para de ser ridículo!
JÚLIO MEDAGLIA, maestro (São Paulo, SP)

Plano Plurianual

A reportagem "SP deixa de cumprir 2 em cada 5 metas de área social" ("Poder", 11/5) utiliza uma lógica binária para avaliar a execução do Plano Plurianual 2012-2015 do governo do Estado. Como dizer que foram descumpridas metas cujos objetivos foram alcançados em até 99%? Foi o que fez o jornal. Tome-se o exemplo de uma das secretarias destacadas, a de Educação: 77,5% das suas metas tiveram cumprimento acima de 75%. Como dizer que apenas 40% foram executados? Se considerado todo o plano, 80% das metas ficaram acima de 70% de execução. Como dizer que um terço não foi executado?
LUCAS FRANCOIO, assessor de imprensa da Secretaria de Planejamento do Estado (São Paulo, SP)

RESPOSTA DOS JORNALISTAS PAULO GAMA E GUSTAVO URIBE - A reportagem informa que o governo não atingiu duas de cada cinco metas que ele mesmo estabeleceu para as secretarias da área social. A informação de que muitas metas não atingidas tiveram mais de 70% de execução foi registrada no texto.

Joaquim Barbosa

Sandoval Nassa (Painel do Leitor, ontem) está equivocado. Não compete ao presidente do STF sair por aí, com uma pistola na cinta, caçando linchadores, justiceiros, ladrões de bancos etc. Prevenção e repressão a esses crimes são tarefas de outros Poderes do Estado, que nada fazem nesse sentido. Joaquim Barbosa, bem ou mal, cumpre o seu papel.
ABDIAS FERREIRA FILHO (São Paulo, SP)

-

Como sempre, tudo é culpa do PT. Descobriram que foi postada uma mensagem agressiva nas redes sociais contra Joaquim Barbosa por um petista. Nunca vi na imprensa um questionamento contra a montanha de mensagens difamatórias que vejo todo dia na internet: ofensas, piadas grosseiras, denúncias falsas e boatos contra Lula, Dilma e PT.
SERGIO DE PAULA RIBEIRO (São Paulo, SP)

-

A decisão do ministro Barbosa que revoga autorização para que mensaleiros possam trabalhar merece apoio incondicional e irrestrito da sociedade brasileira.
MARCELO REBINSKI (Curitiba, PR)

Mensalão

Parabéns ao colunista e poeta Ferreira Gullar por ser o primeiro a ter a coragem de publicar o que todos sabem e que nunca foi admitido: Lula foi o verdadeiro chefe do mensalão e se esquiva de todas as responsabilidades sem o menor pudor e ética. Como educadora, gostaria que as pessoas lessem com cuidado o artigo "Retrato falado" ("Ilustrada", 11/5), pois Ferreira Gullar coloca de forma objetiva, clara e sem qualquer tipo de partidarismo uma verdade irrefutável.
MARIA CECÍLIA MAURO FREIRE, professora aposentada de história (Jundiaí, SP)

-

Incrível como a coluna de Gullar distorce os fatos. O mais deplorável é que o articulista, no afã de destilar seu moralismo rasteiro, incorre num tremendo paradoxo e numa desonestidade intelectual das mais desprezíveis. Por ser público e notório, todos sabem que o ex-ministro do STF Nelson Jobim desmentira o propalado pedido de Lula a Gilmar Mendes em favor dos acusados na Ação Penal 470. Ainda assim, o intelectual estampa em seu texto um fato já desmentido.
NUNO LIMA MELO FILHO (Belo Horizonte, MG)

Mianmar

A reportagem "Refugiados de Mianmar têm vida precária, mas temem volta ao país" ("Mundo", 10/5) menciona situações relacionadas a conflitos pontuais, étnicos e religiosos. O governo está tomando medidas concretas, por meio de ações políticas, num grande programa de pacificação, tendo obtido resultados concretos. O próprio texto cita a existência atual de 46 presos políticos, número que foi superior no passado, cuja expressiva redução é fruto da abertura política efetivada através das eleições em 2010, que implementaram o regime democrático em pleno vigor.
RICARDO CATEB CURY, cônsul da República da União de Mianmar (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página