Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Greve do Metrô

Não se submeter às decisões judiciais e não respeitar a coletividade é não saber viver em um Estado de Direito. Que a multa fixada pelo TRT seja executada, que as demissões sejam mantidas, que a Justiça trabalhista não aja em consonância com seu histórico paternalismo e que o governo tenha aprendido a não ceder a ponto de retroceder em aumentos de 20 centavos.
JARBAS LUIZ DOS SANTOS, juiz (São Paulo, SP)

-

Diante dos roubos descarados no Metrô e nos trens da CPTM, envolvendo Alstom, Siemens e figuras públicas do PSDB, a demissão de 42 trabalhadores por justa causa escancara a covardia do governo de São Paulo. Demitam Geraldo Alckmin e seus asseclas.
DANTE DONATELLI, professor (São Paulo, SP)

-

Excelente a medida tomada pelo governador Alckmin. Que sirva de exemplo a todos. As demissões são justas e ocorreram em respeito às leis brasileiras.
ANGELO RAPOSO (São Paulo, SP)

Copa do Mundo

Dentre as muitas análises sobre Copa e manifestações, a de Frei Betto ("Copa & cozinha", Tendências/Debates, 10/6) é de uma rara e iluminada simplicidade. É esclarecedora a distinção que fez entre bens pessoais e bens sociais, copa e cozinha.
CARLOS MORAES (São Paulo, SP)

-

Quanto desespero na coluna de Vladimir Safatle ("Não teve Copa", "Opinião", 10/6). Aliás, era o último momento para apresentar sua filosofia negativista. O Mundial começa nesta quinta (12) e o espírito da Copa já nos contagia.
MANOEL TERRA VERDI (Fernandópolis, SP)

Belo Monte

Sobre a reportagem "Belo Monte leva índios à prostituição, diz pesquisa" ("Cotidiano", 8/6), a Norte Energia, responsável pela construção da hidrelétrica, esclarece que houve redução de 33% na violência contra crianças e adolescentes em Altamira (PA) entre 2012 e 2013, segundo o Conselho Tutelar, e de 9% dos partos de adolescentes, segundo o Ministério da Saúde. Informações sobre ações de apoio à proteção a crianças, adolescentes e mulheres foram ignoradas pela Folha. Sobre doações a aldeias indígenas demandadas pela Funai e pelas comunidades, a expectativa é a de que estejam sendo destinadas exclusivamente para os fins previstos.
DELORGEL KAISER, gerente de comunicação da Norte Energia S.A. (Altamira, PA)

RESPOSTA DO JORNALISTA AGUIRRE TALENTO - Os dados da pesquisa estão baseados em entrevistas qualitativas com moradores da região, não apenas em estatísticas oficiais, nas quais é apontado o problema da subnotificação. Além disso, houve aumento nos casos registrados no Conselho Tutelar entre 2010 e 2012. O posicionamento da empresa foi registrado.

Paz no Oriente Médio

Emocionante e alentadora a foto do papa Francisco com os presidentes Shimon Peres, de Israel, e Mahmoud Abbas, da Autoridade Nacional Palestina ("Primeira Página", 9/6). Talvez a tão almejada paz no Oriente Médio consiga ser arquitetada a partir da religiosidade dos povos envolvidos, uma vez que propostas racionais ou humanitárias não têm sensibilizado dirigentes locais e internacionais envolvidos direta ou indiretamente num conflito que entristece e enluta.
RAUL CUTAIT, professor da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo, SP)

-

Somente um homem com grandeza de espírito, humildade, bondade e misericórdia seria capaz de, contrariando as formalidades de encontros de chefes de Estado, em apenas 15 dias promover a presença de israelenses e palestinos para plantar uma oliveira, o símbolo da paz. A iniciativa foi tomada e aceita, pois tem um valor histórico imenso. Espero que frutifique.
LUIZ NUSBAUM, médico (São Paulo, SP)

Educação

Concordo com Hélio Schwartsman ("Gastos temerários", "Opinião", 10/6). "Não é necessário gastar 10% do PIB para oferecer educação de qualidade." Mas, no Brasil, mesmo gastando essa fábula, a educação não será de qualidade, já que as causas do problema --corrupção, ineficiência operacional e na execução-- ainda não foram tratadas.
MARCELO MELGAÇO (Goiânia, GO)

Vitamina D

Cicero Coimbra e Walter Feldman insistem na distorção dos fatos (Painel do Leitor, 10/6). Como já declarei, a deficiência de vitamina D é, por ora, somente mais um dentre outros possíveis fatores ambientais de risco para o desenvolvimento da esclerose múltipla. Não existe nenhuma evidência da relação causal exclusiva e inequívoca entre deficiência de vitamina D e o aparecimento da esclerose múltipla. Trata-se de doença multifatorial e complexa. Não há respaldo científico para o tratamento e, muito menos, promessa de cura com o uso de altas doses de vitamina D.
TARSO ADONI, neurologista (São Paulo, SP)

-

O artigo de Cicero Coimbra e Walter Feldman ("A verdade sobre a vitamina' D", Tendências/Debates, 2/6) informa uma realidade que possui vasto respaldo científico de extrema confiança, que fundamentam o eficiente tratamento de patologias autoimunes com altas doses da vitamina D. Existem milhares de publicações sobre o poder modulador dessa substância sobre as células do sistema imunológico. Que evolua o interesse dos profissionais médicos em virtude de expandir seus horizontes de estudos para buscar soluções melhores para seus pacientes.
MARCELO DE PALMA, vice presidente, e SERGIO DE PALMA, secretário do Instituto de Autoimunidade (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página