Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ruy Castro

Profetas do óbvio

RIO DE JANEIRO - "Contam -Ruy Castro poderá dizer se é verdade- que, ao caminhar pelo aterro do Flamengo, Nelson Rodrigues percebeu que o amigo [o escritor Guimarães Rosa], que sempre morou no Rio, levou um grande susto. [Rosa] Não acreditava no que via. Acabara de descobrir o bondinho do Pão de Açúcar. Aí teria nascido a expressão 'óbvio ululante', criada por Nelson Rodrigues."

Nosso eterno craque Tostão contou essa história em sua coluna na Folha de domingo e pediu meu testemunho. Esclareço a dúvida com prazer. Não foi Guimarães Rosa quem levou um susto ao, de repente, ver o bondinho do Pão de Açúcar. Foi outro mineiro -Otto Lara Resende-, e o susto de Otto foi ainda maior porque, embora passasse diariamente pelo aterro em seu carro, a caminho do trabalho, ele nunca se dera conta da existência, não do bondinho, mas do próprio Pão de Açúcar!

Segundo Nelson, ao se ver subitamente diante da pedra, Otto meteu o pé no freio, rodopiou e parou atravessado na pista. Os carros que vinham atrás também pararam e, por milagre, ninguém bateu. Otto saiu do carro. Atônito, apontava para o Pão de Açúcar e só conseguia balbuciar: "Não é possível! Não estava aqui ontem!". A asma, sempre ela, o atacou. As pessoas começaram a apear para acudi-lo. Uma delas dedicou-se a abaná-lo com a "Revista do Rádio", dizendo: "Calma, meu senhor!".

E Nelson concluiu: "Durante anos, o Pão de Açúcar, de tão óbvio, passou despercebido por Otto. Era como se não existisse. Mas, um dia, enfim, Otto o enxergou. Era o óbvio ululante. Só os profetas enxergam o óbvio".

Nada disso arranha o raciocínio de Tostão, para quem o futebol do Barcelona já era, há anos, um óbvio que muitos se recusavam a enxergar. Aliás, só reforça o seu argumento: o futebol do Barcelona é tão óbvio que só podia ser enxergado pelos profetas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.