Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Paula Cesarino Costa

Dilma e seus 4 candidatos

RIO DE JANEIRO - Não foi por acaso que a presidente Dilma Rousseff escolheu o Rio como palco de seu primeiro evento de campanha nesta quinta-feira. Aqui a petista tem apoio superior ao que recebe em São Paulo.

Com 43% do eleitorado, o Sudeste exerce papel decisivo na pretensão dos candidatos. O Datafolha mostrou que é onde Dilma tem seus piores índices. A intenção de voto na petista é de 28%; o tucano Aécio Neves chega a 27%. A petista atinge seu ápice no Nordeste, com 49%. Mas a região representa 27% do eleitorado. No total do país, Dilma tem 36%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos (PSB), 8%.

Entre os fluminenses, 35% têm a intenção de apoiar a reeleição da presidente. Optam por Aécio 17%, e 6%, por Campos. Com 12 milhões de eleitores, o Estado concentra 8,5% dos votos do país. Em São Paulo, onde estão mais de 20% dos eleitores, a presidente está empatada com o tucano (25%). Mas tem a rejeição de quase metade do eleitorado.

Dilma vive situação esdrúxula, apesar de confortável no Rio. Pode ocupar os quatro principais palanques.

Ao encontrar prefeitos ao lado de Pezão, tentará dar resposta à ala do PMDB que lançou a chapa "Aezão". Pezão, em terceiro com 14% dos votos, diz-se Dilma de coração. Mas enfrenta um mar de contestação aos petistas e de adesão ao tucano. Apenas 16% dos que apoiam Pezão dizem votar na presidente, enquanto 20% vão para Aécio e 18% para Campos.

Um dos líderes, com 24%, Garotinho quer receber a presidente na próxima semana. Dilma ainda colocará na agenda o outro líder, Crivella (24%). Quer conquistar os eleitores de ambos, que dizem preferir votar no pastor Everaldo para presidente.

O périplo de Dilma no Rio terá flertes para todos os matizes eleitorais.

Quem se lamenta é o petista, Lindberg Farias, com 12%. Quando todo mundo é governo, fica sozinho na praça, como um marido traído de Jorge Amado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página