Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Saúde
A paralisação do atendimento na Santa Casa ("Santa Casa de São Paulo fecha emergência", "Cotidiano", 23/7) deixa 1.200 pacientes sem atendimento todos os dias, mas isso não é inédito. A instituição já foi obrigada a suspender serviços, pelo mesmo motivo, há algumas décadas. Nesse intervalo, não conseguiu resolver a crise de sustentação. Emergencialmente, chegou a hora de a comunidade reativar o seu espírito de solidariedade, mobilizar-se e salvar a Santa Casa e similares, com doações e campanhas.
Dirceu Cardoso Gonçalves, (São Paulo, SP)

-

Admiro a coragem do sr. Kalil Rocha Abdala, provedor da Santa Casa. Espero que agora as autoridades tomem alguma providência. Minha tia precisou de atendimento em maio, e o Samu a encaminhou para o pronto-socorro da Santa Casa. Acompanhei o atendimento, que foi rápido, eficiente e com médicos competentes e atenciosos. Para onde o Samu irá levar os pacientes agora?
Rosangela Dias Cruzato Berg, (São Paulo, SP)

-

É muito triste os nossos governantes terem optado em gastar milhões na construção de estádios para a Copa e preterir o setor da saúde, que está no fundo do poço. É um absurdo faltar o básico, como seringa, esparadrapo e soro, em um setor de emergência que atende a população carente.
Áurea Roberto de Lima, (São Paulo, SP)

-

Pelo tamanho das fotos na "Primeira Página" da Folha, é possível ter uma ideia do que é relevante no Brasil. A Santa Casa, agonizando por falta de verba e não atendendo mais emergências, mereceu a imagem de um paciente sem atendimento pequena. Já a foto do "novo" técnico da seleção tomava quase todo o espaço, demonstrando que mesmo após o fiasco na Copa, o futebol ainda é mais importante.
André Pedreschi Aluisi (São Paulo, SP)

-

Pergunte ao usuário o que ele prefere. Passar no médico e não receber tratamento e investigação de seu caso por falta de verbas ou não passar em consulta? Será que aqueles, demagogos e hipócritas, que dizem que o sistema de saúde no Brasil está a beira da perfeição têm a resposta?
Luiz Nusbaum, médico (São Paulo, SP)

-

Se a direção do Hospital Santo Expedito e os dois funcionários que assistiram impávidos à morte do vigia Nelson França não forem exemplarmente punidos, está proclamada a falência da Justiça e decretado o cinismo como norma civilizatória ("Vítima estava morta, dizem suspeitos de omitir socorro", "Cotidiano", 23/7). O vídeo é claro, sangrento e miserável. Eu recuso a música da Copa. Não sinto orgulho em ser brasileira. Tenho vergonha.
Consuelo de Castro, dramaturga (São Paulo, SP)

Ariano Suassuna
Perdemos Rubem Alves na semana passada e agora partiu Ariano Suassuna, ambos com grande contribuição às letras do Brasil. Enquanto outros, que não contribuem em nada para melhorar o país, ficaram por aí.
Luís Fernando Pellegrino dos Santos (São Paulo, SP)

-

Está ficando cada vez melhor a biblioteca e o charme do céu, com as altivas presenças de Ivan Junqueira, João Ubaldo Ribeiro e agora de Ariano Suassuna.
Vicente Limongi Netto (Brasília, DF)

Seleção brasileira
É no mínimo curioso que a conduta da CBF siga a política ("Dunga volta a comandar seleção brasileira", "Esporte", 21/7), que, por sua vez, segue o cidadão comum --ou seria o contrário? Nossa formação gira em círculos viciosos, com os mesmos incompetentes atores representando papéis repetitivos para agradar a plateia dividida entre os que enriquecem e os que acreditam.
Mauro Vieira Cruz, engenheiro (São Paulo, SP)

Alckmin
Em resposta a Mara Chagas (Painel do Leitor, 21/7), o que leva o povo paulista a dar mais um mandato ao governador Geraldo Alckmin, segundo o Datafolha, é o bom governo que ele faz, principalmente para o interior.
José Henrique Teixeira (Jaú, SP)

Sig Bergamin
Quero me solidarizar com a ex-funcionária de Sig Bergamin demitida por colocar uma manta de cachorro para lavar ("Mônica Bergamo", "Ilustrada", 22/7). Espero que ela encontre logo um novo emprego, em ambiente psicologicamente mais sadio.
Rodrigo Sartori (São Paulo, SP)

-

Compreendo que a função social de um jornal é informar, promover e difundir cultura e, com isso, levar os leitores para momentos de distanciamento da dura realidade cotidiana. No entanto, a tinta gasta com o episódio de Sig Bergamin me causa estranheza e certa revolta. Evidencia a total falta de critério que possuímos dos princípios éticos sobre "o que se diz no ambiente privado" e o que se divulga na mídia.
Márcia Lopes Reis, socióloga (Bauru, SP)

Correios
Com relação à carta do sr. José Pedro Naisser (Painel do Leitor, 20/7), os Correios esclarecem que o objetivo do memorando assinado com o Alibaba Group é ajudar empresas brasileiras (especialmente micro, pequenas e médias) a ter acesso ao mercado chinês por meio das plataformas do grupo, além de melhorar procedimentos logísticos entre os países. Com mais de 2 milhões de membros no Brasil, o Alibaba.com pretende colaborar para que as empresas locais ampliem seu acesso ao mercado chinês.
Alexandre Case, chefe do Departamento de Relacionamento Institucional dos Correios (Brasília, DF)

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página