Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Aeroporto em MG

Aécio Neves não convenceu com suas explicações sobre o aeroporto construído na fazenda do tio-avô, em Cláudio, com recursos do contribuinte ("A verdade sobre o aeroporto", Tendências/Debates, 31/7). Tentou uma meia virgindade, mas isso é a quadratura do círculo. Não existe.
PAULO NASCIMENTO (Santos, SP)

-

Este é o país dos inocentes. A cada dia, eu me convenço mais disso. Primeiro, o mensalão de Minas; depois, a vergonha do PT. Agora, mais uma vez, uma pessoa pública vem esclarecer que errou, mas foi sem maldade. A verdade é que mentem todos.
CARLOS BITTENCOURT (Fortaleza, CE)

-

Sou mineira e gostaria de reforçar a ética e a excelente administração de Aécio Neves no meu Estado. A cidade de Uberlândia cresceu como nunca.
LUCIANA RIBEIRO (São Paulo, SP)

Água em SP

Chega a ser cômico o artigo do ex-ministro da saúde Alexandre Padilha posando de especialista em recursos hídricos ("Soluções para a falta de água em São Paulo", Tendências/Debates, 31/7), com intuito único de tentar melhorar sua posição medíocre na corrida para o Palácio dos Bandeirantes. Sugiro à Folha que ceda o mesmo espaço para que o candidato explique como conseguiu deixar a saúde pública no Brasil em lamentável situação.
ANTONIO AUGUSTO DE CASTRO OLIVEIRA (Osasco, SP)

Eleição presidencial

Os candidatos não têm plano de governo. Os argumentos são do tipo "vou fazer melhor". A atual presidente é a pior. Sou mineiro, mas o Aécio ainda não demonstrou que dará conta do recado. A terceira via é fraca. Ou seja, estamos muito indecisos.
LEONIDIO NETO (Belo Horizonte, MG)

Templo de Salomão

Em relação ao Templo de Salomão ("Templo abrirá hoje sem aval dos bombeiros", "Poder", 31/7), é imprescindível que se diga que Jesus Cristo fez severas críticas ao tempo de Jerusalém pelos abusos do poder religioso, cometidos pelos seus sacerdotes, chamando-os de ladrões. Só os judeus têm saudades deste templo que os remete à sua história.
RAIMUNDO ROSIMAR VIEIRA DA SILVA, padre, teólogo e filósofo (São Paulo, SP)

Pecado

Bem escrito o artigo "Inveja, veja, um pecado capital" (Tendências/Debates, 28/7), da psicanalista Anna Veronica Mautner. Só que ela confundiu conceitos. Falou o tempo todo sobre ambição, que é querer o que o outro tem, uma das molas propulsoras do mundo. Inveja é outra coisa: é não admitir que o outro tenha aquilo que não se pode ter.
REGIS CAVINI FERREIRA, psiquiatra (São Paulo, SP)

Oriente Médio

Janio de Freitas ("Espaço vital e mortal", "Poder", 31/7) afirma que é "mentira que hospitais, escolas, mesquitas e moradias destruídas serviam de depósito de armas e munição do Hamas". Mas há, em toda mídia, diversas evidências e reconhecimento desse comportamento cruel e desumano do Hamas. O próprio secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um pronunciamento sobre o assunto há alguns dias.
JACQUES PRIPAS NETO (São Paulo, SP)

-

Janio de Freitas despreza tanto as próprias declarações do Hamas sobre seus túneis e armamentos como as evidências visuais das câmeras que os documentaram. Despreza a própria realidade de uma guerra declarada e eternizada pelo próprio Hamas, o verdadeiro culpado pelas insuportáveis mortes em Gaza.
ALBERTO DWEK (São Paulo, SP)

-

Aos poucos, Israel desconstrói toda a solidariedade que o mundo sentiu com o sofrimento de seu povo na Segunda Guerra. Hoje, os mesmos métodos que eles foram submetidos estão sendo utilizados contra os palestinos: guetos, violência desmedida, truculência, prepotência e cinismo.
MARCO ANTONIO L. BARSOTTI (Santos, SP)

-

No conflito de Gaza, morreram pouco mais de 50 israelenses e mais de mil palestinos, a maioria civis, inclusive crianças. Os violentos atos antidemocráticos praticados por Israel não estão dando motivo para o antissemitismo que cresce por todo o mundo?
ALOYSIO CYRINO PERALVA (Juiz de Fora, MG)

Dengue

A experiência com mosquitos da dengue geneticamente modificados é no mínimo temerária ("Fábrica de mosquito transgênico antidengue abre em Campinas", "Saúde", 30/7). Seria muito bom se tudo ocorresse como planejado. No entanto, são grandes os riscos advindos desta maneira de combater os mosquitos. A população tratada como cobaia está sendo submetida a um teste sem ter consciência dos riscos.
EDUARDO M. ALVES PEIXOTO, doutor em química (São Paulo, SP)

Administração pública

Sobre a entrevista de Fernando Haddad ("SP cobra revolução, desde que não se mexa em nada", "Cotidiano", 31/7), é preciso restabelecer a verdade. Na gestão Gilberto Kassab, além de uma municipalização (Hospital São Luiz Gonzaga, 2008), foram inaugurados quatro hospitais: Cidade Tiradentes (2007), M'Boi Mirim (2008), Said (Serviço de Atenção Integral ao Dependente, 2010) e o Santo Antônio, fruto de parceria entre prefeitura e a Beneficência Portuguesa. Com isso, o número de leitos cresceu de 2.210 em 2004 para 3.208 em 2012.
FLÁVIO MELLO, assessor do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página