Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Governo de SP

Vladimir Safatle acerta em cheio ao denominar como dinastia os mais de 20 anos de governos tucanos em São Paulo ("Tucanistão", "Opinião", 5/8). Problemas atuais, como a crise da falta de água e as constantes falhas da rede de transporte sobre trilhos, são uma pequena amostra das deficiências e da saturação desta dinastia. O problema é que a tão propalada alternância de poder, defendida pelos tucanos em nível federal, não merece igual defesa em solo paulista.
ROBERTO NASCIMENTO (Rio Grande da Serra, SP)

-

Os fracassos abalam, sim, o nosso amor pela dinastia. Infelizmente, não temos opção melhor. O PMDBistão já se mostrou trágico, e o PTistão é muito parecido com o nosso Tucanistão. Em vez de ironizar a sociedade paulista, o sr. Vladimir Safatle deveria usar toda a sua intelectualidade para propor alternativas ao capitalismo selvagem e ao esquerdismo ultrapassado e fracassado.
HELEN R. PASSOS (São Paulo, SP)

-

Após ler o preciso texto a respeito do Tucanistão, eu me pego pensando como será possível que o "Terceiro-Quinto grande líder" dessa dinastia tenha mais de 50% da preferência dos votos para a próxima eleição. Em que mundo esse pessoal vive?
FERNANDO DAMASCENO (São Paulo, SP)

-

Sugiro que o sr. Vladimir Safatle redija para a próxima semana uma coluna chamada de PTlândia e nela elenque todas as promessas não cumpridas pelo PT.
EDSON JOSÉ FREIRE (São Paulo, SP)

CPI da Petrobras

É espantosa a opinião de Janio de Freitas ("O banal faz escândalo", "Poder", 5/8). O jornalista dá total respaldo aos conluios revelados pela imprensa nos depoimentos previamente combinados na CPI da Petrobras, onde constatamos a total desmoralização do Congresso. Ele deveria se lembrar dos bilhões desviados dos cofres da estatal nas refinarias de Pasadena e de Pernambuco.
OSVALDO CESAR TAVARES (São Paulo, SP)

-

Janio de Freitas está coberto de razão quando qualifica a oposição de inoperante. Nunca ocorreram tantos escândalos como nos últimos anos. Fosse inversa a situação, o PT teria varrido a situação do poder já no mensalão.
ANTONIO CARLOS GOMES DA SILVA (São Paulo, SP)

-

Em notável malabarismo intelectual, Janio de Freitas utiliza o escândalo do vazamento de perguntas da CPI da Petrobras como pretexto para criticar a oposição. Ignora que a debilidade da oposição nessas comissões é resultado do rolo compressor do governo.
BRUNO LANA (Belo Horizonte, MG)

-

Janio de Freitas empresta lucidez ao estéril debate. O escândalo estaria em suposta combinação entre depoentes e inquisidores. Se há escândalo, este está em a oposição não ter ido além do oportunismo eleitoral nos ataques, apesar do apoio da mídia.
DANIEL LOUZADA DA SILVA (Brasília, DF)

Reajuste de energia

Os números da reportagem "Agência prevê reajuste maior de energia" ("Mercado", 5/8) estão equivocados e fora do contexto atual. É errado comparar 14,16% (multiplicação do texto) com 8 pp: os 14,16 deveriam ser divididos por 2. Reafirmamos que as tarifas só são calculadas na data de seus reajustes anuais, quando são consideradas variáveis como o volume das chuvas e a energia que virá das concessões que vencem em 2015, que devem reduzir ou até neutralizar o repasse da Conta-ACR durante os dois ciclos tarifários (2015 e 2016), permanecendo nas tarifas até 2017.
JORGE STARK, assessor de imprensa da Aneel (Brasília, DF)

RESPOSTA DO JORNALISTA MACHADO DA COSTA - A reportagem recebeu da Aneel, por escrito, a confirmação de que a lógica do cálculo que resultaria em impacto de 14,16% nas tarifas de energia era correta. Indagada sobre o cálculo do impacto de oito pontos, a agência não respondeu. Mas solicitou a ressalva de que o repasse seria em dois ciclos, incluída no texto. Por fim, a reportagem fala claramente de impacto sobre a tarifa, e não em reajuste final, quando pesariam as demais variáveis.

Protesto indígena

Quero repudiar as inverdades levantadas pelo indígena Davi Kopenawa ("Festival termina em protesto indígena", "Ilustrada", 4/8). Não apoio nem promovo invasão de terras indígenas nem atividade garimpeira em qualquer lugar do Brasil, inclusive áreas indígenas. A Polícia Federal tem combatido com rigor qualquer ação garimpeira na área ianomâmi. Credito as calúnias do líder à disputa eleitoral que ocorre lá em Roraima. O Chico Rodrigues, atual governador, e meu filho Rodrigo formam uma chapa que disputa a eleição contra a candidata apoiada pelo acusador. Lamento que as informações tenham sido publicadas sem conferir sua veracidade.
ROMERO JUCÁ, senador pelo PMDB-RR (Brasília, DF)

NOTA DA REDAÇÃO - A reportagem procurou o senador Romero Jucá por telefone na noite de domingo (3), mas não conseguiu encontrá-lo até a conclusão da edição.

Lixo

Excelente o editorial "Lixão sem fim" ("Opinião", 4/8). É preciso acrescentar que a inadimplência ou mesmo a falta de recurso financeiro de municípios decorrem do sistema tributário. Estados e União detêm significativa parte do dinheiro, restando aos municípios só o suficiente para a manutenção doméstica das cidades. Para o recolhimento de resíduos, não há verba para projetos maiores, como desapropriações e adequação do local para seu acondicionamento.
ROMULO GOBBI, professor de direito ambiental (Santa Bárbara D'Oeste, SP)

Crianças

Rosely Sayão diz que todos somos responsáveis pelas crianças ("Brincar de faz-de-conta", "Cotidiano", 5/8), pois elas são nosso futuro, mas não cita o quão perigoso é falar alguma coisa para o "filho do outro". Se os pais já são inconsequentes o bastante com suas próprias crias, imagine o que são capazes de fazer com quem se opõe a uma ação delas...
ELIANE PINOTTI BORGUETTI (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página