Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Oriente Médio

Lemos que o "Exército de Israel retira suas tropas da faixa de Gaza" ("Mundo", 6/8). É imprescindível que se reconstruam os prédios e a infraestrutura da região com o cuidado de desmilitarizar a área. Se isso tivesse sido feito nas três vezes anteriores em que Israel saiu de Gaza, em vez de três guerras, estaríamos presenciando o início da quarta fase de desenvolvimento da região.
JORGE A. NURKIN (São Paulo, SP)

-

Parabenizo Roberto Livianu e Laila Shukair pelo texto sobre a paz social ("A paz é o que importa", Tendências/Debates, 6/8). Embora não professe qualquer fé religiosa, fico contente ao ver dois promotores de Justiça paulistas, uma de origem palestina e outro de origem judaica, unirem-se com o propósito de convencer seus conterrâneos a juntar-se a eles, na luta pela paz no mundo.
INÊS BUSCHEL (São Paulo, SP)

-

É magnífico o artigo. Mais magnífica ainda é a caminhada de um judeu e de uma palestina, de braços dados, para difundir a paz. Descendente de japoneses, junto minha voz à deles, porque também acredito nos valores que ambos tão bem defendem.
NAGASHI FURUKAWA (Bragança Paulista, SP)

-

Sobre o artigo, quero observar que, enquanto Israel não devolver os territórios que tomou na guerra de 1967, não há possibilidade de paz no Oriente Médio.
TALES CASTELO BRANCO (São Paulo, SP)

Futebol

Respeito Carlos Heitor Cony, mas comparar Zico com Fred e Felipão ("Oriente Médio e Fred", "Opinião", 5/8) é, no mínimo, hilário. É melhor que ele escreva sobre o Oriente Médio mesmo.
JONNATHAN AUGUSTUS KUHNEN (Florianópolis, SC)

Crianças

Sábias as palavras de Eliane Pinotti Borguetti (Painel do Leitor, 6/8) sobre texto de Rosely Sayão ("Brincar de faz de conta", "Cotidiano", 5/8). Sou professor e, como disse a missivista, sei que se contrapor aos pais em relação aos seus filhos é sempre difícil --e mais complicado ainda se o assunto for a vida escolar.
LUÍS CÉSAR SCHIAVETTO (Poços de Caldas, MG)

-

Assino embaixo do comentário de Eliane Pinotti Borguetti. Por causa do ofício que exerci, infelizmente vivenciei situações como a descrita pela leitora.
JOÃO PAULO DE OLIVEIRA, professor e coordenador pedagógico aposentado (Diadema, SP)

-

Até entendo a intenção de Rosely Sayão, quando tenta estender a responsabilidade pelas crianças ao conjunto da sociedade. Mas é um sonho idílico ancorado em vilas medievais, onde todos eram responsáveis por todos.
RAFAEL ROSSI (Blumenau, SC)

Ciclovias

Haddad quer mais ciclovias ("Haddad promete até 10 km de ciclovias por semana", "Cotidiano", 5/8), mas a falta de planejamento é patente. As ruas são estreitas, muitas com duas mãos. O prefeito anterior já tentou, mas nenhum ciclista aproveitou.
CARLOS E. BARROS RODRIGUES (São Paulo, SP)

Manifestantes detidos

A Folha errou ao publicar, na "Primeira Página", que "Laudo enfraquece acusação contra ativistas, diz polícia" (6/8). O título contradiz o que foi publicado em "Cotidiano", que, corretamente, informa que o laudo elaborado pelo Instituto de Criminalística e pela PM afeta só uma das quatro imputações criminais a que estão sujeitos os "ativistas" no processo judicial em que são réus --uma delas é de formação de associação criminosa. Desqualificar a investigação da polícia, como faz o jornal em editorial, é prematuro, haja vista que as apurações têm como base uma série de outras provas consideradas suficientes pela Justiça para manter a prisão dos "ativistas".
LUCAS TAVARES, coordenador de imprensa e comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

NOTA DA REDAÇÃO - Não há erro nem contradição. O título da "Primeira Página" diz: "Laudo enfraquece acusação contra ativista, diz polícia" (no caso, uma das acusações). E, no texto, aponta-se que os laudos, segundo a polícia, "debilitam uma das acusações" (no caso, uma das quatro).

Moradores de rua

Sobre a nota "Gestão Haddad fecha espaços para moradores de rua" ("Cotidiano", 6/8), a administração municipal esclarece que o título induz o leitor a erro porque leva o leitor a acreditar o que os moradores de rua ficaram sem espaço ou que a gestão está reduzindo a atenção prestada ao setor. A informação correta é que as duas tendas (que funcionam embaixo de viadutos) serão substituídas por outros equipamentos mais qualificados a partir de setembro e que essa mudança é uma reivindicação do Movimento Nacional da População em Situação de Rua e um compromisso deste governo.
LUCIANA TEMER, secretária municipal de assistência social (São Paulo, SP)

NOTA DA REDAÇÃO - O texto deixa claro, no primeiro parágrafo, que serão fechadas duas tendas.

CPI da Petrobras

Sintomática a "esquivada" de Dilma diante do escândalo da Petrobras. Diz que é o Congresso que tem que dar explicações sobre a denúncia de treino dos depoentes na CPI. Ou ela é completamente inepta para gerir o país --e "seus supostos subordinados" arquitetaram a fraude sem autorização--, ou ela sabia de tudo e participou diretamente da armação. Dilma não tem mais um pingo de autoridade moral e política para presidir o Brasil.
RODRIGO BORGES DE CAMPOS NETTO, cientista político (Brasília, DF)

Crise hídrica

Em resposta a Marcos Barbosa (Painel do Leitor, 4/8), informamos que não há racionamento, rodízio ou restrição de consumo nas 364 cidades do Estado operadas pela Sabesp. Isso só é possível graças às medidas adotadas para garantir o abastecimento na Região Metropolitana de São Paulo, como o remanejamento de água entre os sistemas de abastecimento; o bônus de 30% para quem reduzir o consumo e o uso da reserva técnica do sistema Cantareira. Com base em todas as medidas já aplicadas, o abastecimento está garantido para a região até o início de 2015.
PATRÍCIA REIS GUEDES, assessora de imprensa da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de SP (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página