Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasil maltratado

Saneamento básico continua a ser uma chaga aberta no serviço público e uma das maiores deficiências do país; com a palavra, os candidatos

A cada dia, e só nas cem maiores cidades do Brasil, 2.959 piscinas olímpicas de líquido de esgoto são lançadas sem tratamento nos rios. O cálculo do Instituto Trata Brasil é dos mais acabrunhantes, e chega a chocar que o tema não tenha emergido no último debate dos candidatos à Presidência.

De certa maneira, é a principal deficiência do país. Pelo nível de renda que alcançou, o Brasil deveria ostentar indicadores bem menos vergonhosos de saneamento.

Se 82,7% da população já tem acesso à água tratada, marca que se aproxima da universalização, também é fato que apenas 22 (0,4%) dos 5.570 municípios brasileiros contavam com 100% de cobertura nesse serviço básico em 2012 (ano-base do estudo do Trata Brasil). Nas cem maiores cidades, o atendimento fica em 92,2%.

E água encanada, assinale-se, é o quesito em que a situação está melhor. Quando entram em pauta coleta e tratamento de dejetos, o panorama se mostra desolador.

A média nacional de coleta de esgotos está em 48,3%. Repetindo, para não restar dúvida: menos da metade da população tem seus dejetos recolhidos. Mesmo na centena de municípios maiores, o índice (62,5%) não basta para atender nem dois terços dos habitantes.

Pior ainda se revela a taxa de tratamento dos esgotos --meros 38,7% na média nacional, pouco mais (41,3%) nos cem maiores municípios. E 55% das cidades tratam menos de 40% dos esgotos.

São Paulo, a maior e mais rica metrópole, não se sai muito melhor. Recolhe 96,1% do esgoto, mas trata apenas 52,2%. Tem 99,1% da população servida pela rede de água, que no entanto enfrenta agora grave crise de abastecimento com a forte estiagem.

Afora umas poucas cidades exemplares, como Franca (SP), Maringá (PR) e Uberlândia (MG), o país vai mal nesse indicador basilar de civilização. O que mais falta é investimento: 57% das principais cidades do país reinvestiram no máximo 20% do que arrecadaram com tarifas de água e esgoto.

Mesmo adotando os critérios generosos do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) para o conceito de universalização --92% de coleta e 86% de tratamento de esgotos--, ela não virá nas próximas duas décadas, principal meta do plano federal.

Mantido o ritmo de melhora observado de 2008 a 2012, o objetivo se afigura irrealizável: 61 dos 100 maiores municípios fizeram menos de um quinto das ligações de esgoto que faltam para alcançá-lo.

É antigo o descaso com esse item crucial para a qualidade de vida, e a campanha eleitoral deste ano não teve, até agora, nenhuma novidade nesse campo básico.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página