Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Eleições 2014

Em "Me engana que eu gosto" ("Opinião", 16/9), Eliane Cantanhêde vocalizou o grito entalado na garganta dos brasileiros. A disputa desmesurada pelo poder não pode servir para destruir reputações. O marketing político precisa de limites até para fantasiar e mentir. Já sabemos o lugar que esses mistificadores ocuparão no futuro: o limbo da história.
WALDEMAR DE O. BRANDÃO (Belo Horizonte, MG)

-

Descrença na democracia representativa não significa anarquismo ("Flá-flu eleitoral", "Opinião", 16/9). A recusa em participar do jogo por não compactuar com suas regras é crime. Não concordar com o que se produziu erroneamente pelo fim da ditadura é pecado, e questionar regras é golpe. Queria ter idade para ter o poder de escolha e que o limite mínimo --e não máximo-- para o título de eleitor fosse 70 anos.
MANOEL ILDEFONSO PAZ LANDIM (Jales, SP)

-

A manchete "Alckmin maquia programa de combate ao crime na TV" ("Primeira Página", 16/9)está errada, baseia-se em falsas premissas e induz a conclusões equivocadas. O sistema Detecta funciona e já é usado, como poderia ter sido constatado se a Folha tivesse aceitado convite para conhecê-lo in loco. Está em implantação desde agosto e tem integrados banco de dados do serviço 190 e 300 câmeras da Polícia Militar. Até o fim do mês, boletins de ocorrência, dados de desaparecidos e fotos de criminosos estarão no sistema. Em outubro, haverá dados do Detran e, até o fim do ano, alertas automáticos de atitudes suspeitas flagradas pelas câmeras.
LUCAS TAVARES, coordenador de imprensa e comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

RESPOSTA DOS JORNALISTAS CATIA SEABRA, REYNALDO TUROLLO JR. E ROGÉRIO PAGNAN - Dois repórteres da Folha visitaram o centro de operações do Detecta. A própria campanha do governador reconhece que as imagens usadas na propaganda são só ilustrativas de como o sistema funcionará quando sua implantação estiver concluída.

-

O Detecta pode levar os policiais a equívoco, abordando e até matando inocentes. A política do grupo que governa São Paulo há 20 anos está deixando de investir na Polícia Civil, que investiga e traz a possibilidade de punição por parte do Judiciário.
RUYRILLO PEDRO DE MAGALHÃES (Campinas, SP)

-

Vemos um mundo de fantasia no programa de Dilma, mas quando Alckmin apresenta uma proposta na segurança pública, este jornal faz um estardalhaço e o põe na manchete. A Folha está a "serviço do Brasil" ou do PT?
CHRIS VIEIRA (São Paulo, SP)

Faixas de ônibus

Tal como Paris, São Paulo volta a garantir aos taxistas a circulação nas faixas de ônibus. Em São Paulo, é grande a quantidade de visitantes que utilizam táxis para se locomover. Tal uso, conjugado com o Metrô, é, por si só, uma justificativa suficiente. É necessário, para a segurança dos passageiros, fiscalizar o serviço para combater a proliferação de "piratas" atuando como taxistas.
ROGERIO BELDA (São Paulo, SP)

Ciência

Tendo sido professor do Institute of Development Studies, na Universidade de Sussex (Reino Unido), por quase uma década (2003-2010), foi uma tristeza perceber que a nossa língua tem menos importância que o urdu ou a língua azeri. O editorial "No topo se fala inglês" ("Opinião", 16/9) está corretíssimo: sem a forte difusão da língua inglesa entre nós, continuaremos nanicos no mundo da ciência. É outra faceta do rebaixado populismo reinante que precisa ser vencida com urgência.
ZANDER NAVARRO, pesquisador da Embrapa (Brasília, DF)

-

Mais uma vez, faz-se espalhafato com índices de valor de pesquisas e pesquisadores ("Poucos no topo", "Ciência", 15/9). Valoriza-se demais a ciência da moda, mas desconsidera-se o período de validade (meia vida) dos trabalhos. Qual é o valor de uma revisão sobre mosquitos, que vem sendo usada e citada desde 1956 por algumas dezenas de pesquisadores? É maior ou menor que uma outra sobre descrição de um gene, que será citada 200 vezes em um ano e depois será suplantada e deixará de ser citada?
CARLOS BRISOLA MARCONDES, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC)

Santa Casa

Entristece-me ver a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo sendo alvo de notícias ruins ("Consultoria derruba chefes da Santa Casa", "Cotidiano", 16/9). Entre meus 4 e 5 anos de idade (1944/1945), tive a graça de ser internado nessa instituição benemérita. Apelo que recoloquem a Santa Casa em seu devido lugar.
JOSÉ CARLOS DA SILVA (Uberlândia, MG)

Crise da água

Em relação à reportagem "Água de menos" ("Tudo sobre/Crise da água", 14/9), o governo federal já instalou 1,024 milhão de cisternas no semiárido nordestino --isso se consideradas as cisternas que foram entregues desde 2003. No programa Água para Todos, implantado em 2011, foram entregues 694 mil --conforme balanço de agosto de 2014--, o que inclui ações dos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Funasa e da Fundação Banco do Brasil.
CECILIA MANTOVAN, assessora de imprensa do Ministério da Integração Nacional (Brasília, DF)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página